Durante 34 anos de trabalho na ONU, Sergio Vieira de Mello, alcançou o auge da diplomacia global. Com o status de “Sr. Conserta o Mundo“, era a unica opção para liderar o controversa missão no Iraque, que lhe tirou a vida em 2003.

Wagner Moura, que dá vida à Sergio no filme original Netflix, de mesmo nome, contou que sabia quem era Vieira de Mello, mas não havia visto o documentário ou lido o livro que serviram de inspiração o filme. No entanto, assim que soube que estaria no projeto (filme), “devorou” os conteúdos:

“Eu queria me conscientizar quem era Sergio, principalmente para Brasileiros que podem não estar familiarizados com seu trabalho e legado, e fazer um filme sobre um dos últimos líderes mundiais que usaram a empatia como sua principal ferramenta. Quando você olha para a política de uma maneira pragmática, você vê que depende muito da personalidade do negociador. Não havia ninguém como Sergio na história da ONU.” – Disse Moura.

O ator ainda rendeu elogios a sua parceira em cena, Ana de Armas:

“Ana é uma das melhores atrizes com quem já trabalhei… Ela é tão talentosa e de instintos tão certos. Ela tem uma qualidade de estrela de cinema, que, independentemente de ser um bom ator ou não, alguns pessoas têm e algumas pessoas não. E ela tem. Ela brilha”.

Carismático e complexo, Sergio Vieira de Mello (Wagner Moura) dedicou a maior parte de sua carreira como diplomata da ONU trabalhando nas regiões mais instáveis do mundo, negociando habilmente com presidentes, revolucionários e criminosos de guerra para proteger a vida de pessoas comuns. Mas, assim como ele se prepara para uma vida simples com a mulher que ama (Ana de Armas), Sergio assume uma última missão – em Bagdá, recém-mergulhada no caos após a invasão americana. A missão era para ser breve, até que a explosão de uma bomba faz com que as paredes da sede da ONU caiam literalmente sobre ele, desencadeando uma emocionante luta entre vida e morte. Inspirado em uma história real, SERGIO é um drama com foco em um homem levado aos seus limites físico e mental enquanto é forçado a confrontar suas próprias escolhas sobre ambição, família e sua capacidade de amar. 

Sergio estreia na Netflix dia 17 de abril.

Conheça aqui quem foi Sergio Vieira de Mello.