Durante 34 anos de trabalho na ONU, Sergio Vieira de Mello, alcançou o auge da diplomacia global. Com o status de “Sr. Conserta o Mundo” era a unica opção para liderar o controversa missão da ONU no Iraque que lhe tirou a vida em 2003.

O diretor Greg barker, que trabalhou durante anos cobrindo guerras como jornalista, se fascinou pela história de Sergio, do que teria o levado a Bagdá, as circunstâncias em torno da explosão e as dificuldades por trás do esforço de socorro, relatadas no livro “Chasing the Flame: Sergio Vieira de Mello e a Luta para salvar o mundo“.

“Ver Sergio como indivíduo é um pouco incognoscível em um documentário, que é realmente sobre as reações de outras pessoas a ele e seus esforços para salvá-lo. Mas o que era mais interessante dele é que você podia sentir seu carisma – e suas contradições – refletido nas pessoas que o conheciam. Ele tinha essa capacidade de se conectar com todos, de Tony Blair à equipe de segurança na ONU, e ele pertencia a eles de certa forma… Havia um componente emocional em sua história que afalou comigo – um nível de veracidade e autenticidade que eu só poderia explorar mais através do filme narrativo. Não consegui tirar da cabeça a história de Sergio.” Diz Barker.

Carismático e complexo, Sergio Vieira de Mello (Wagner Moura) dedicou a maior parte de sua carreira como diplomata da ONU trabalhando nas regiões mais instáveis do mundo, negociando habilmente com presidentes, revolucionários e criminosos de guerra para proteger a vida de pessoas comuns. Mas, assim como ele se prepara para uma vida simples com a mulher que ama (Ana de Armas), Sergio assume uma última missão – em Bagdá, recém-mergulhada no caos após a invasão americana. A missão era para ser breve, até que a explosão de uma bomba faz com que as paredes da sede da ONU caiam literalmente sobre ele, desencadeando uma emocionante luta entre vida e morte. Inspirado em uma história real, SERGIO é um drama com foco em um homem levado aos seus limites físico e mental enquanto é forçado a confrontar suas próprias escolhas sobre ambição, família e sua capacidade de amar. 

Conheça aqui quem foi Sergio Vieira de Mello  |  Veja aqui o que achamos do filme!

Sergio estreia na Netflix dia 17 de abril.