O que você acha de ser carioca?

-por , em 16/06 -
O que você acha de ser carioca?

A Ipsos Marketing – área especialista em entendimento de mercado, marca e inovação – quis descobrir qual é a atual imagem do Rio de Janeiro, que vai abrigar sete jogos da Copa do Mundo 2014, incluindo a final, hospedar milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Uma das grandes questões que permeou o estudo foi como a onda de protestos e greves que tomou conta do Rio de Janeiro nas últimas semanas afetou a imagem da Cidade Maravilhosa? Para responder aos questionamentos apresentados, foram coletadas e analisadas menções espontâneas em redes sociais em português que continham o termo de busca cadastrado. A Ipsos Marketing realizou o estudo em dois momentos, o primeiro de fevereiro a março deste ano que tiveram mais de 172 menções coletadas, e o segundo no mês de maio com mais de 77 menções, o termo de busca utilizado pelo Instituto foi “Ser Carioca”.

Com relação ao sentimento das pessoas foi identificado no primeiro momento que 62% possuíam sentimentos positivos e 30% negativos, já no segundo a percentagem de pessoas com sentimentos positivos sofreu uma queda de 10% e ficou com 52%. Mas, considerando que as menções negativas nas redes sociais são geralmente mais frequentes que as positivas, podemos considerar que a imagem “ser carioca” nas redes sociais é ainda favorável neste retrato. “O Rio de Janeiro é a segunda maior metrópole do Brasil e a maior rota de turismo internacional. A cidade maravilhosa tem sido alvo de duras críticas da imprensa internacional, porém o carioca tem falado sobre estilo de vida, praia, alegria e prazer em ser carioca“, comenta Ana Cláudia Malamud, diretora qualitativa da Ipsos Marketing.

Os principais assuntos discutidos no universo online quando se fala em “ser carioca” são o estilo de vida (44% de fevereiro a março e 41% em maio) de forma muito positiva, mas também a violência (13% de fevereiro a março e 9% em maio) e a política (10% tanto no primeiro momento quanto no segundo) que vão para o lado mais negativo. “Mesmo após as greves e manifestações que afetaram a população nas últimas semanas, este levantamento mostra que apesar das dificuldades, o orgulho em ser carioca sobrevive para alguns moradores da cidade”, conclui Ana.

carioca

O principal motivo de orgulho para os cariocas é realmente serem cariocas. O estilo de vida das pessoas, o jeito de ser, as gírias, o sotaque, as praias, natureza, música, esportes e a alegria diferenciam as pessoas desse lugar dos demais brasileiros. No Facebook é possível encontrar correntes que se espalham com textos que enaltecem o orgulho em ser carioca. A violência, a política e o transporte são menções utilizadas para os cariocas transmitirem a vergonha que sentem por sua cidade. Críticas à política do Rio de Janeiro são fervorosas e muitas vezes são motivos de se sentir vergonha em Ser Carioca.

Para o levantamento destes dados a Ipsos Marketing utilizou a metodologia Social Intelligence que faz uma análise das menções espontâneas na internet para obter conhecimento acionável e insights para uma marca e suas questões de negócio, criando uma camada social que complementa as informações e aprendizados coletados em demais metodologias de pesquisa.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você