Olá “Facebookeiros” de plantão! Falerei sobre um recurso não muito atual, mas que muita gente ainda desconhece: os códigos de login do Facebook – vocês já ouviram falar a respeito? Então vem comigo que vou explicar tudo o que precisam saber…

 

Tal recurso funciona como uma espécie de iToken para o Facebook, através de códigos que podem ser enviados por sms ou gerados a partir do aplicativo móvel do Facebook, ou seja, toda vez que você for logar através de um navegador desconhecido, será solicitado um código, muito útil para quem costuma acessar o Facebook de diversos computadores e dispositivos.

 

Como ativar: Já logado no Facebook, acesse suas configurações de conta e vá para a categoria “Segurança”.

 

itoken facebook

 

Logo após, procure por Aprovações de login e marque a caixa exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos. Irá surgir uma pop-up com uma breve explicação do recurso, basta clicar em Começar.

 

login de segurança facebook

 

Agora vem a parte essencial: será perguntado qual tipo de celular você usa. Se você usa Android ou iOS mas ainda assim pretende receber os códigos por sms, NÃO CLIQUE NA OPÇÃO CORRESPONDENTE A DO SEU APARELHO, e sim em outros. Por que? Se você selecionar a primeira opção, toda vez que for logar será necessário abrir o aplicativo móvel do Facebook e gerar um código através dele, coisa que é bem mais chata de se fazer do que simplesmente receber um código por sms. Selecionando outro, um código será enviado a você sempre que necessário.

 

SEGURANÇA FACEBOOK

 

Feito isso, se seu número de celular já estiver vinculado ao Facebook, você receberá um código para ativar o recurso, caso contrário será pedido seu número, ou você poderá alterá-lo.

 

código segurança facebook

 

Em seguida, será perguntado se você deseja exigir um código sempre que for logar ou dar uma semana de “adaptação” para que seja possível logar mesmo sem os códigos. Selecione a opção que mais lhe agradar.

 

facebook

 

Para testar, faça o seguinte: deixe o Facebook logado em seu navegador convencional e tente abri-lo em um navegador que nunca foi usado para isso. Se tudo estiver certo, você receberá um código de login em seu celular e uma notificação de tentativa de login no seu navegador com o Facebook aberto, onde será mostrado o local aproximado e o sistema operacional pelo qual foi feita a tentativa. Tal notificação também poderá ser utilizada para liberar o acesso pelo outro navegador, ou bloquear o mesmo.

 

O código será exigido ao tentar logar por um navegador desconhecido

O código será exigido ao tentar logar por um navegador desconhecido

 

No navegdor com o Facebook já logado, será exibida uma notificação que poderá ser usada para liberar ou negar o acesso.

No navegador com o Facebook já logado, será exibida uma notificação que poderá ser usada para liberar ou negar o acesso.

 

Ao clicar na notificação, serão exibidos detalhes da tentativa de login

Ao clicar na notificação, serão exibidos detalhes da tentativa de login

 

Perfil Greg

Greg

Com ou sem códigos, o Obama ainda pode ver tudo  😉
Facebook | Twitter

Compartilhe: