#DicadeLivro Os Segredos Matemáticos dos Simpsons!

-por , em 22/01 -
#DicadeLivro Os Segredos Matemáticos dos Simpsons!

Recebemos, nesta última semana, o livro Os Segredos Matemáticos dos Simpsons, de Simon Singh, publicado no Brasil pela Editora Record. A curiosidade falou mais alto e começamos a ler logo no primeiro dia- sim, somos desses. Vamos começar pelo começo e depois conto o que estamos achando da leitura >> Um dos programas mais bem sucedidos da história da televisão, há 26 anos no ar, nos Estados Unidos, Os Simpsons fazem parte do imaginário coletivo mundial e já foram objeto de pesquisa de filósofos, psicólogos e teólogos.

Quando o P.h.D em Física, Simon Singh, foi conhecer os bastidores da série, descobriu que a reunião de edição de roteiro do programa mais parecia um seminário sobre matemática ou um aula de geometria. Essas referências o inspiraram a escrever Os Segredos Matemáticos dos Simpsons. A paixão dos autores dos Simpsons pelos números fez com que, desde o primeiro episódio, fossem inseridas doses de conhecimento matemático no subconsciente dos telespectadores. Em Bart, o Gênio, estreia da série, os blocos de alfabeto da pequena Maggie formam a famosa equação científica de Einstein (E=mc²).

A partir desse ponto, uma série de referências numéricas e à geometria renderia à família de Springfield, um lugar especial nos corações dos matemáticos e entre nerds e geeks em geral – tipo a gente!

Como sociedade, adoramos, com razão, nossos grandes músicos e romancistas, mas raramente ouvimos qualquer menção ao humilde matemático. Está claro que a matemática não é considerada parte de nossa cultura. Em vez disso, costuma ser temida, enquanto os matemáticos são ridicularizados. Apesar disso, os autores de Os Simpsons e de Futurama vêm inserindo ideias matemáticas complexas no horário nobre da televisão há quase um quarto de século.

Os Segredos Matemáticos dos Simpsons

O que estamos achando do livro: Através do pensamento lógico, pode ser criado o melhor desenho de todos os tempos! Isso é uma das maiores descobertas de quem começa a ler Os Segredos Matemáticos dos Simpsons. A leitura é super dinâmica, rápida e envolvente – recebemos o livro essa semana e estamos acabando! 🙂 Isso mesmo, estamos lendo em dupla! Não se trata de uma leitura infantil, mas sim de uma explicação bem adulta do porque precisamos respeitar uma das maiores criações de todos os tempos – e aprender, cada vez mais, com ela e com diversos outros desenhos que não vemos muito sentido as vezes.

Somos apaixonados pelos Simpsons há muito tempo, é programa diário aqui em casa, todo mundo que nos acompanha sabe bem disso! Esse livro é um presente para quem é fã do desenho e, um ótimo incentivo aos que não curtem muito a ideia da família amarela e super atrapalhada de Springfield – apostamos que sua opinião sobre eles vai mudar!

Gostou do livro? Compre ele aqui!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você