ENTENDA A BRIGA ENTRE SANSA E ARYA DE UMA VEZ POR TODAS!

Durou pouco a alegria de ver as irmãs Stark se reencontrando nessa sétima temporada. Um abraço caloroso que se transformou em discussões, lavagem de roupa suja, e até ameaça de morte. Não é difícil achar pessoas por aí que julgam essa briga ter tamanho descabido. Afinal de contas, o que está acontecendo?

O diretor do último episódio (Beyond the Wall), Alan Taylor, está deixando indiretas por aí que talvez virá um fim violento para as irmãs Stark. Alan disse que a cena do último episódio que se passa no quarto de Arya onde Sansa encontra as máscaras, é uma preparação para um confronto mais violento entre as duas:

“Eu acho que ambas as personagens passaram pelo inferno absoluto desde a morte de seu pai, em diferentes maneiras e se tornaram letais. Nós temos noção do quanto Arya é letal pois ela já mostrou e ainda nos mostra. Mas eu adoro o fato de que o jogo vira constantemente entre as duas; é uma batalha de poder constante nas cenas que gravamos.

E quando Sophie (Sansa Stark) diz que ela ganhou a Batalha dos Bastardos, ela está certa. Eu amo o fato de que elas estão juntas, de que são letais e eu só quis dar a máxima impressão de que alguma delas pode morrer. Mas você não sabe qual.” Alan Taylor ainda completa: “Arya é ameaçadora, mas quando Sansa manda Brienne embora (que é a protetora original de Arya), algo está claramente acontecendo entre elas, e será violento, mas surpreendente.”

Embora as palavras de Alan Taylor sejam de tom dramático, como num belo truque de mágica a atenção está sendo desviada. Se pudesse apostar minhas fichas, eu diria que Sansa e Arya estão na verdade conspirando juntas contra Petyr “Mindinho” Baelish.

“Starks nunca deixariam uma doninha acabar com sua alcateia.”

Existem alguns fatos e pistas que sugerem que a briga de Arya e Sansa não é o que aparenta. Se você não acredita que as irmãs estão conspirando contra o Mindinho então você deve ler com atenção.

  • As duas já deixaram claro que não confiam em Mindinho nessa temporada: Sansa diz a Brienne, “Eu sei o que ele quer,” com um ar de nojo, e avisa Bran para não aceitar presentes de Mindinho pois ele sempre espera algo em troca. (Num momento na sexta temporada, ela diz a Jon que “somente um tolo confiaria em Mindinho.”) Arya reage de maneira clara quando descobre que Petyr Baelish está em Winterfell, em choque.
  • Sansa mudou completamente a maneira que trata Mindinho: Nos primeiros quatro episódios da temporada, Sansa age com desdém e desconfiança, não aceitando seus conselhos e fazendo “carão” a cada vez que ele aparece. Mas a partir do momento que ela e Arya começam a “briga”, ela passa a confiar em Mindinho, inclusive aceitando seu conselho e fazendo ele acreditar ser valioso. Pode ser a maneira de Sansa fazer Mindinho se sentir poderoso ao separar as irmãs.
  • Arya sendo descuidada em Winterfell: Arya não só treinou com o “Homem sem Face” na arte do disfarce, sutileza e segredos por mais de um ano; ela também passou boa parte desse tempo cega, aprendendo a se mover rapidamente e discretamente, observando sem chamar atenção. Então quando ela entra diretamente no quarto de Mindinho e encontra a carta de Sansa, é uma falha de suas características mais marcantes. Ao não ser que Arya foi intencionalmente descuidada, para Mindinho acreditar que ela caiu em seu jogo de armadilhas.
  • Sansa não falhou no “jogo”: Arya diz a Sansa que elas vão jogar um jogo em que ela vai julgar se Sansa está mentindo ou não. Apesar de algumas ameaças de morte, drama amiliar e insultos, nada acontece no jogo, o que nos dá a impressão de que Sansa não mentiu. Por isso Arya dá a Sansa a adaga de Mindinho, como uma recompensa. Ela reconhece que Sansa ainda está ao seu lado e a equipa pra finalizar o trabalho.
  • Elas exageram na discussão: Alguns argumentos da briga entre as duas são mesquinhos e descabidos, e alguns falaciosos. Arya acusa Sansa de sorrir quando Ned foi executado, quando claramente ela viu o desespero de Sansa. Essa acusação exagerada é uma das maneiras de aumentar o drama, pois afinal, sabemos que Mindinho está assistindo tudo das sombras. Mindinho tem ouvidos em todos os lugares.
  • “O lobo solitário morre, mas a alcatéia sobrevive”:  Essa frase pode ser dita por Sansa para Mindinho, pois ao tentar separá-la de sua alcatéia (se tornando um lobo solitário), ele falhou e agora ela e sua família (alcatéia) sobreviverão e matarão aqueles que desejam o mal aos Starks.

 

Só nos resta esperar até o próximo domingo e descobrir o que vai acontecer entre as irmãs, Mindinho e sua adaga. Quais suas apostas?

Confira também nosso vídeo sobre o “plano” do Rei da Noite para Westeros!

Veja mais sobre Séries e Game of Thrones