É quase impossível encontrar um jovem amante de rock in roll que nunca tenha sonhado em formar sua própria banda. Alguns realmente conseguem tirar o sonho do plano das ideias, e passam a se reunir com seus amigos para fazer aquele som de garagem, criando grandes momentos e reforçando a amizade.

 

Entretanto, conforme as pessoas envelhecem, acabam deixando esses planos e momentos para os tempos de juventude. Para quem fez isso, realmente, pode ser bastante complicado retomar o sonho, mas não impossível, claro.

 

Porém, se você aí ainda é um jovem que sonha em entrar no mundo da música, saiba que não há nenhuma razão para que não possa se dedicar – praticando e estudando –, para, nos próximos anos, tornar-se uma estrela do rock. Se você acha que tem talento, siga estas seis dicas que te ajudarão a formar sua própria banda de rock com seus amigos.

 

1. Descubra qual sua vocação. Será que você tem talento para ser vocalista? Ou você sonha em tocar algum instrumento? Se você já toca ou canta, pratique com frequência para se aperfeiçoar, mas se não, busque fazer um curso ou ainda, se a grana estiver curta, peça para um amigo te ensinar ou assista aulas online.

 

música

 

2. Reúna seus amigos que também gostam de música e converse sobre a possibilidade de formarem uma banda. Veja que instrumentos cada um toca, pense em novas formas de criar. Uma banda de rock precisa de um baterista, um guitarrista, e um baixista, mas vocês também podem inserir novos instrumentos e inovar no som.

 

3. Encontre um lugar para se reunir com sua banda. A maioria das bandas iniciantes utilizam a garagem de seus pais para ensaiar, mas se vocês moram em apartamentos, procure outras alternativas. O importante é conseguir encontrar com o grupo pelo menos uma vez por semana para tocar e outras vezes para pensar em novas músicas e arranjos.

 

4. Consiga um microfone com um pedestal e todos os outros acessórios que os instrumentos necessitem, cada integrante pode investir no que vai usar ou então vocês podem economizar juntos. O importante é que o som seja de qualidade para que não haja distorções e prejudique o ensaio de vocês. Mesmo como iniciantes, vocês devem buscar instrumentos e acessórios que tenham um mínimo de qualidade, assim, todo o potencial do grupo será explorado.

 

musical

 

5. Conversem sobre que estilo que vocês adotarão, ou ainda, se serão uma banda multi-estilo. A maioria dos roqueiros preferem ouvir um certo estilo aos outros, mas vocês devem pensar como ídolos e não mais como fãs. Comecem fazendo uma lista de músicas para tocar. Juntem aquelas que mais gostam, mas também tentem tocar coisas que nunca pensariam. Esse certamente será um grande desafio e costuma aperfeiçoar o trabalho de um músico. Não tenham medo de misturar, experimentar. Pensem também se serão uma banda original ou cover. As canções originais podem ser escritas por um dos integrantes ou algum amigo que seja talentoso. Estudem as letras e pensem juntos em como elas funcionarão. Se você acha que pode contribuir como letrista, mas não sabe bem como fazer uma canção, dê uma lida nesse texto.

 

6. Ensaiem, ensaiem e ensaiem mais um pouco! Aprendam a tocar as músicas e pratiquem bastante, utilizando diferentes acordes para essas músicas, até chegar ao ideal. Depois de algum tempo vocês estarão tocando naturalmente. Faça gravações de suas músicas, escutem e peçam para outras pessoas escutarem e criticarem. Veja em que pontos podem melhorar. Brigas são frequentes nesse momento, mas é completamente normal. Nada de drama por isso! Não esqueçam do objetivo de vocês e, quando se sentirem preparados, comecem a divulgar o trabalho de vocês. Boa Sorte!

 

Perfil Gest Post

Guest Post

Participação especial na Coxinha Nerd!
Poema Eurístenes do site “Como Fazer”!
Facebook | Acesse “Como Fazer”

 

Compartilhe: