Paralelamente à intensa programação de mostras, pré-estreias e exibições do Festival do Rio, acontece o RioMarket, área do evento voltada para o mercado audiovisual, com o objetivo de reunir o setor à luz de debates sobre a área e capacitar os profissionais. De 30 de setembro a 8 de outubro, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ (Flamengo), diversos profissionais do setor audiovisual – e agora da publicidade e marketing – irão se reunir com público para esclarecer e debater temas pertinentes ao setor, por meio de Seminários, Workshops e Rodadas de negócios. Ao todo, serão mais de 40 mesas de debates e 20 Workshops e Master classes. As inscrições podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.

Diretores, produtores, roteiristas, figurinistas, técnicos, advogados, e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional debaterão temas como a legislação do mercado,ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, pirataria, entre outros. A programação dos seminários é dividida em três pilares: RioMarket TV (nos dias 30/9, 1 e 2/10), que irá receber profissionais envolvidos em séries e programas de sucesso, além de representantes de canais de TV; RioMarket Film (dias 5, 6 e 7/10), que conta com a presença de produtores, distribuidores, exibidores e representantes de estúdios; e RioMarketAdvertising (dia 8/10), que, em seu primeiro ano de realização, pretende aproximar o mercado publicitário do audiovisual.

Os convidados que o RioMarket TV traz este ano para os seminários vão discutir o momento da produção televisiva no Brasil e no mundo, além de traçar um panorama do setor, apontando as principais tendências mundiais e oportunidades para a América Latina no mercado internacional.No dia 30/9, Kim Newton, roteirista e produtora de “Las Vegas” e “Cold Case”, vai explicar o processo de desenvolvimento de uma série nos Estados Unidos. Ainda neste dia, assuntos como “Desenvolvimento de ideias originais para TV brasileira – o que o público quer ver?”, “Os desafios para realização de uma série” e “Como produzir conteúdo para o mundo”. Também serão abordados em debates. Já no dia 1/10, o evento abre espaço para falar do mercado de animação, em um painel liderado por Aaron D. Berger, produtor do filme “Festa no Céu”. Ele irá compartilhar suas experiências de produção desde o desenvolvimento do projeto até a estreia, além de fazer uma análise sobre o mercado brasileiro de animação. Outros temas como “Transmídia”, “Aquisições e coproduções”, “Programas de variedades” e “O papel do showrunner” também terão espaço nos debates e palestras.

A produção nacional também estará presente no RioMarket TV. No dia 2, Vivian de Oliveira, autora da novela “Os Dez Mandamentos”, da TV Record, vai falar sobre o sucesso das narrativas bíblicas. Além disso, a apresentadora e chef de cozinha Bela Gilestará presente no seminário “Programas de culinária: Um formato de sucesso”, que pretende promover um debate sobre a invasão gastronômica no conteúdo televisivo do Brasil e do mundo. Única representante do formato soap opera no Brasil, a série “Malhação”, exibida pela TV Globo, também será tema de uma palestra. Mauro Alencar, consultor de teledramaturgia da TV Globo vai falar sobre a trajetória do programa. O crescente mercado de VideoOnDemand (VOD) no Brasil e no mundo terá seu espaço e promete abordar discussões atuais sobre a utilização desta janela no Brasil. Projetos que conseguem unir forças através da internet serão representados no painel sobre crowdfunding. Outros painéis que estão confirmados são: “Aquisições e coproduções: o que querem os canais?”, e “A produção para TV em 4k”.

Festival do rio

O mercado de cinema será o tema das discussões do RioMarket Film. No primeiro dia (5/10), os debates ficam por conta de assuntos como as videobiografias não autorizadas,pirataria digital, o marco regulatório do VOD, entre outros. No dia seguinte (6), os convidados falam sobre financiamento, a relação entre a produção, a distribuição e a exibição, estratégias de marketing e o futuro da indústria audiovisual – e como isso por afetar o Brasil. No último dia (7), a pauta tem foco nas coproduções e nas relações do Brasil com o mercado internacional.

O dia 8/10 será dedicado à publicidade. Em seu ano de estreia, o RioMarketAdvertising contará com palestras e debates sobrebranding,productplacement e oportunidades de investimento por parte de marcas no setor audiovisual.