Uma das cidades mais procuradas para passar o verão brasileiro é o Rio de Janeiro, seja pela beleza natural que encanta desde turistas nacionais até internacionais, seja pela quantidade de atração em um só lugar, o fato é que o Rio bomba mesmo e todo mundo sabe disso. Como uma boa carioca, sei bem que as vezes é complicado fazer turismo por aqui, seja pela segurança ou por questões urbanas mesmo, mas o fato é que, sabendo seguir o caminho certo, o Rio pode sim ser um dos melhores destinos para as férias. Dá só uma olhadinha nas dicas que separei para vocês!

INDO PARA A PRAIA

Não se engane, se ficar hospedado na zona sul do Rio, aproveite um dia de praia por ali e depois experimente desbravar a zona oeste da cidade – praias da Barra da Tijuca e do Recreio. Com recantos muito aproveitados pelos próprios moradores da cidade, fica fácil descobrir os melhores caminhos – só acorde cedo, nada de preguiça, senão você ficará horas preso no trânsito. Se estiver à disposição de transportes públicos, o metrô é uma ótima pedida, com integração direta para a Barra da Tijuca (metrô + ônibus).

Para quem tem mais tempo e gosta de desbravar locais mais distantes, recomendo a Costa Verde, local que moro e amo de paixão! Eu morei muito tempo no Rio de Janeiro mesmo, capital, mas agora estou escondidinha na região sul do estado, bem pertinho da capital ainda, mas com climinha de praia e serra todos os dias. Delícia hein? Nesta região estão as famosas: Praia da Reserva (caminho de Pedra de Guaratiba), Ilha Grande, Angra dos Reis e Paraty com suas 365 ilhas para curtir o ano inteiro! Se você tem alguns dias sobrando, vale a pena a fugida para curtir uns dias mais roots! 😉

região dos lagos rio de janeiro

CONHEÇA OS CINCO PRINCIPAIS MUSEUS DO RIO DE JANEIRO

Outro ponto bem procurado por turistas também, mas que exige um tempinho na estrada, é a Região dos Lagos. Localizada mais ao norte do estado, acaba não sendo um passeio muito curto, vale a pena apenas para quem tem dias sobrando no roteiro também. Lá você pode aproveitar uma quantidade impressionante de praias, em cidades turísticas bem estruturadas, com diversos pontos de entretenimento. Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras são alguns dos locais que você pode pesquisar para curtir uns dias de praia, sol e peixinho na brasa! 😉

POR DO SOL NO ARPOADOR RIO DE JANEIRO

TIRANDO MIL FOTOS

Uma pausa para dizer que, quem vem ao Rio de Janeiro, sai com muitas, mas muitas fotos mesmo, na memória do celular! A dica para quem está pelas bandas da zona sul (Copacabana, Leblon, Ipanema e outros bairros), é seguir andando pela orla até o Arpoador! O por do sol (ovacionado por Cazuza e outros artistas em diversas músicas) no Arpoador é uma das coisas mais lindas que já vi na vida! Isso sem contar que os cariocas aplaudem o espetáculo do sol ao final, então vale o click e o mini vídeo também!

Outro ponto forte da cidade para fotografias são os passeios para o Cristo, Pão de Açúcar, Paquetá e parques como o Jardim Botânico e a Quinta da Boa Vista (vou falar sobre eles abaixo). A diversidade de locais é realmente impressionante por aqui – já morei no interior do Brasil por alguns anos e não vi nada igual ao Rio ainda – pelo menos por aqui! Não deixe de se informar e pesquisar as melhores rotas e os melhores dias para visitar cada local (aqui embaixo falo disso também).

QUINTA DA BOA VISTA RIO DE JANEIRO

FIM DE TARDE E DIAS TRANQUILOS

Para quem quer ver mais do que praias na Cidade Maravilhosa, fica a dica do que fazer no final da tarde ou então em dias mais tranquilos: O Cristo é sempre ótimo de se visitar, além de lindo e de dar uma incrível visão da cidade, ainda tem uma vibe super tranquila e leve! Só pesquise bem para não ser enrolado no preço da subida – vale sim a pena o passeio de trem até o Cristo, alguns cariocas tem mania de dizer que não vale! O Pão de Açúcar também precisa ser bem planejado, para você não se enrolar nas escolhas.

Para quem curte dias tranquilos com caminhadas gostosas e cheiro de natureza, o Jardim Botânico e a Quinta da Boa Vista são ótimas escolhas. Os dois bairros são lindos, com restaurantes, galerias e ateliers divinos que facilitam o passeio cultural! Chegue cedo, caminhe com calma entre as árvores e tire muitas fotos! 😉

Outro ponto legal de se conhecer, claro é a noite na Lapa, passe uma tarde tranquila com caminhada e passeio de bondinho em Santa Tereza, depois desça para a Lapa, curta um sambinha e, se tiver pique, vá a um show no Circo Voador ou Fundição Progresso. O berço da boemia carioca, cheio de gingado e requebrado vai fazer qualquer turista mais feliz!

MAPA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

COMO NÃO SE PERDER

Se essa é sua primeira vez no Rio de Janeiro, vai aqui algumas dicas fundamentais: não precisa sair com maquiagem pesada e muito menos com jóias pela cidade! Tá calor, é verão e estamos no Rio né? Além do mais, é tudo tão lindo que você vai ficar olhando tudo ao redor e vai acabar perdendo alguma coisa, então se cuide e saia com o suficiente. Depois disso, preste muita atenção aos táxis, evite pegar carros nas ruas, utilize o aplicativo EASY TÁXI, você irá se sentir mais seguro e poderá reclamar com alguém, caso lhe aconteça alguma coisa.

Outra coisa importante é a utilização de aplicativos que lhe mantenham em segurança com relação a localização – evite se perder em cidades desconhecidas. Você pode baixar o TRIPOSO que é recheado de dicas de locais próximos ao que você está no momento e dá uma visão bem incrível da cidade toda! Você pode ainda se guiar pelo famoso WAZE e pegar diversas dicas no TRIPADVISOR, claro, fica a seu critério! Esses são os apps que uso, recomendo e amo! 🙂

Obs. Não seja tapado, entre em algum estabelecimento quando estiver na rua e quiser pesquisar mapas em seu smartphone – não vamos facilitar para o destino né?

De resto gente, é só curtir, beijar, tomar muita água de coco ou mate gelado e aproveitar o verão carioca que tem muito mais a oferecer aos turistas do que muita gente fala por aí! 😉

Me conte aqui embaixo o que você mais curte no Rio de Janeiro! Beijos!