Assim como o clima de final de ano impulsiona todo mundo a fazer “Retrospectivas”, o climinha de fim de temporada, fim de uma saga, fechamento de uma história também mexe com nossos coraçõezinhos delicados. Pensando nisso, resolvi juntar tudo o que passamos aqui, em um só post, do início ao fim – Retrospectiva Harry Potter, por CoxinhaNerd.

harry potter

Em 30 de junho de 1997 chevaga às livrarias o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” da autora J.K. Rowling. O livro já chegou como um “sucesso de vendas”, indicado pelos maiores jornais do mundo inteiro, recebendo críticas ótimas e incentivos de venda. Enfim, o Bruxinho já chegou dominando o mundo. De acordo com a J.K., deveria ter sido um livro infanto-juvenil, mas todo mundo adorou Harry Potter e ele conquistou do filho mais novo ao avô mais antenado em livros de fantasia.

A prova disso é a venda declarada de 30 milhões de exemplares em 35 idiomas em mais de 200 países. Um fenômeno na literatura mundial que desafia crenças e estimativas. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal – a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.

Em 2001, a história do bruxinho conquistou outros fãs com o lançamento do primeiro filme. É de conhecimento de todos que nem todo mundo gosta de ler, não é? Por mais que isso seja uma pena, pelo menos existem os fãs “cinéfilos” de Harry Potter sim.

harry potter

Seguindo a história que já deixava os fãs no mundo inteiro tensos pela sequência, foi lançado em 02 de julho de 1998 o segundo livro da série: “Harry Potter e a Câmara Secreta”. É pura magia! Aranhas gigantes, cobras que matam só com o olhar, varinhas mágicas com defeito… Todo o livro é permeado de quase-desgraças e é, por isso mesmo, quase impossível parar de ler. Esse não é diferente. Apesar de ser classificado pelos fãs como o mais fraco da saga, não dispensamos nenhum detalhe que ele nos apresenta.

J.K. conseguiu segurar a atenção de todos os Potterianos com livros, filmes, entrevistas e sites com buscas online e enigmas por já possuir a história do bruxinho completa em sua cabeça. Neste livro aparecem, pela primeira vez, a casa dos Weasley, o elfo doméstico Dobby, Lucius Malfoy (o pai de Draco Malfoy) e é feita uma pequena referência à prisão de Azkaban, muito importante no livro seguinte. Em 2002, considerado um dos filmes mais esperados do mundo, J.K. lança “Harry Potter e a Câmara Secreta – O Filme”.

harry potter

Para coroar o sucesso que estávamos acompanhando, em 08 de julho de 1999 chegou às livrarias (com uma pré-venda que arrancou choros e desesperos de muitos fãs ao redor do globo) o terceiro livro da saga “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Na escola as dificuldades são as de sempre: Severo Snape, o professor de Poções, o trata cada vez pior, enquanto ele tem de se esforçar nos treinos de quadribol, e levar Grifinória à vitória do campeonato. Para piorar a situação, os terríveis guardas de Azkaban, conhecidos por dementadores, estão de guarda nos portões da escola, caso Sirius Black tente algo contra Harry. Por fim, Harry tem de enfrentar seu inimigo para salvar Rony e obrigado a escolher entre matar ou não aquele que traiu seus pais.

Com muita ação, humor e magia, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban traz de volta o gigante atrapalhado Rúbeo Hagrid, o sábio diretor Alvo Dumbledore, a exigente professora de transformação Minerva MacGonagall e o novo mestre Lupin, que guarda grandes surpresas para Harry. Com pré-venda de ingressos e sucesso de bilheteria comparado ao lançamento de Star Wars para os jovens da década de 70/80, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban chega aos cinemas em 2004. Cosplay, choro, gritaria, ansiedade, muitas varinhas e vassouras – é o que encontramos pelas filas de cinema do mundo inteiro em uma estréia de Harry Potter.

harry potter

Dia 08 de julho de 2002 é lançado o quarto livro da série “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, trazendo muitas novidades, até mesmo na rotina de Hogwarts. O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria – Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang – que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões.

Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Em 2005 o quarto filme chegou aos cinemas, criando ansiedade em todos os fãs sobre como seriam as filmagens do torneio, como seriam os personagens de outras escolas, de outros países, enfim, o mundo de Harry Potter era aprofundado cada vez mais, e com o passar dos anos e dos lançamentos os fãs se sentiam cada vez mais vivendo a história junto com Harry, Rony e Hermione.

harry potter

Os coraçõezinhos começam a se apertar, é chegada a hora do quinto livro, em 21 de junho de 2003 chega às livrarias “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. A história começa a tomar uma forma que nos direciona ao fechamento da série. Os personagens começam a ficar mais adultos, agora com 15 anos, tendo mais consciência do mundo que estão inseridos e das responsabilidades que os poderes lhes trazem.

Neste quinto livro da saga, Harry, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. Dois anos depois do lançamento do quarto filme, chega aos cinemas Harry Potter e a Ordem da Fênix. O ano de 2007 foi movimentado e a série de Harry Potter já estava somando mais de US$ 5 bilhões em bilheteria. A saga estava chegando ao fim mas não a empolgação de seus fãs e seguidores.

harry potter

16 de julho de 2005, chega o esperado sexto livro da série às livrarias “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, com um cenário diferente dos anteriores, mais macabro e adulto, Harry traz a idéia inicial de J.K. Muitas baixas de vários personagens que haviam conquistado o público, personalidades definidas e um Harry muito mais determinado e cheio de opiniões.

Em meio à batalha entre o bem e o mal, o poder de Voldemort e seus seguidores está aumentando dia após dia e a luta contra Voldemort não está indo bem. Ron procura por nomes familiares nas páginas do obituário do Profeta Diário. A Ordem da Fênix já sofreu algumas perdas. Os gêmeos Weasley ampliam seus negócios. Adolescentes lutam e se apaixonam. As aulas não têm sido fáceis, embora Harry receba ajuda do misterioso príncipe. Em Hogwarts, Harry procurará pela verdadeira e completa história do menino que se tornou Lord Voldemort – e assim, descobrirá o que pode ser sua única vulnerabilidade.

O filme chegou ao cinema em 2009 e arrancou aplausos de todos os que assistiram. Os cenários e as interpretações dos personagens desta vez começaram a arrancar suspiros dos fãs. Uma história diferente das anteriores, Rony, Hermione, Harry e seus amigos não são mais crianças. Agora eles tomam decisões para seus futuros sem questionar seus tutores. Assumem lados e posições que os colocarão prontos para a batalha final.

harry potter

Dia 21 de julho de 2007 foi lançado o último livro da saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Este gerou burburinhos muito tempo antes de ser lançado. Em relação ao nome do livro, ao desfecho que J.K. daria à história e ao destino dos personagens queridos de todos.

A aventura conta com um número incontável de surpresas e revelações. A história e a eterna batalha entre Harry e Lord Voldemort finalmente chega ao fim. Como toda história de impacto mundial, Harry Potter e as Relíquias da Morte não agradou a todos. Mas com certeza emocionou a todos aqueles que esperavam ansiosamente pelo fim da saga.

Para a alegria de uns e tristeza de outros, o último livro foi dividido em dois filmes. Acredito que esta decisão foi ótimo para os fãs que realmente leram os livros. Demonstrou um respeito incrível à quantidade de detalhes e intensidade de informações. Harry Potter e as Relíquias da Morte (também conhecido como Harry Potter 7.1) chegou aos cinemas em 2010 e bateu os records de bilheteria dos demais filmes. Trouxe à tona a leitura de todos os livros da série e deixou milhares de fãs no mundo inteiro em busca de informações sobre o último filme pela internet.

harry potter

Em 15 de julho deste ano encerraremos nossa espera. O último filme da série chegará aos cinemas do mundo inteiro e vai despertar o lado mais “emocional” de todos os fãs. Veremos Voldemort dar tchau à suas gracinhas de 7 livros e Harry se tornar homem com seus amigos que os acompanham desde o primeiro espirro bruxo.

Enfim, sabemos como vai terminar a história, mas parece que não sabemos, já temos noção do que esperar para esse último filme, mas estamos todos ansiosos. Isso sim é saber brincar com nossos corações Potterianos.

Para os que pensam naquelas declarações da J.K. de que não teremos mais filmes ou mais livros, acho que podemos estar enganados, assim como ela estava na época. Já surgiu “Pottermore”, e podem surgir muito mais novidades do mundo Potteriano. Bom, nos resta esperar o dia 15, sentados ou não…só sei que já tenho meu ingresso garantido e é isso que importa!

Compartilhe: