RESENHA | Extraordinário, de R.J. Palacio!

RESENHA | Extraordinário, de R.J. Palacio!

UMA LEITURA SOBRE O QUE HÁ DE MAIS EXTRAORDINÁRIO: A DOÇURA, INOCÊNCIA E AMIZADE.

Olá, coxinhas e coxinhos! Dois dos meus primeiros posts aqui no site foram sobre livros, um sobre futebol americano e outro sobre dicas de livros para o início do ano. Mas, diferente do resumo que eu fiz nesses posts, o de hoje é uma resenha emocionada sobre um livro importantíssimo.

Informações técnicas:

  • Nome: Extrordinário
  • Autora: R.J. Palacio
  • Editora: Intrínseca
  • Ano: 2012
  • Páginas: 207 (na versão econômica) e 320 (versão normal).

Extraordinário é um livro muito interessante e que prende a atenção do leitor, e não foi diferente comigo. Li no mesmo dia que o recebi e chorei em algumas partes, é bom confessar (risos). August Pullman é um menino normal, doce e gentil que tem uma deformidade no rosto desde que nasceu. Ao longo dos seus 10 anos, Auggie fez diversas cirurgias para corrigir essas “pequenas anomalias”, como os médicos diziam.

A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma. — Página 10.

Em um momento do livro, talvez o foco, ele vai para a escola pela primeira vez na vida. Auggie sempre foi educado em casa, já que estava constantemente fazendo cirurgias e tendo complicações médicas. Seus pais decidiram que ele irá para uma escola de verdade e isso o apavora. Como já dito, ele é um garoto normal, mas o que o difere das outras crianças é justamente seu rosto. Como todos reagirão à ele? Como ele conseguirá lidar com o preconceito? Fará amigos? Auggie é especial. Ele pode tudo.

Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior. — Página 10.

O maior desafio de Auggie nunca foi as cirurgias que ele fez, mas o seu maior desafio começa quando ele tem que ir à escola. Lá ele terá de viver em meio ao preconceito pelo que é diferente, piadas de mau gosto, mas também encontrará amizade verdadeira e isso faz do livro ainda mais especial. Em resumo, Auggie Pullman não muda apenas a percepção das pessoas do livro, mas também a nossa. Mudou a minha, tenho certeza que mudará a sua. Leia o livro ou assista o filme, a mensagem que passa é a mais bonita de todas.

Resolvi escrever a resenha para puxar uma outra coisa sobre a obra. Extraordinário vai virar filme em breve! Se você gostou do que eu escrevi e se você já leu o livro em si, tenho certeza que irá se emocionar com o filme. Sinceramente, nem eu meus sonhos Auggie seria desse jeito. Eu imaginei ele com um tampão no olho, careca, magrelo e alto, e mais um monte de características que nunca seriam como fizeram na adaptação. E eu amei esse Auggie! Amei os colegas dele de classe, amei que a mãe dele será a maravilhosa Julia Roberts. Além dela, o filme também terá o divertido Owen Wilson e a brasileira Sônia Braga!

Geralmente eu não sou muito fã de adaptações, mas confesso que estou curiosa com essa. O filme tem previsão de estreia para o dia 23 de novembro e você pode assistir o trailer oficial abaixo:

Extraordinário tem mais três livros, como um spin-offAuggie & eu, que tem histórias dos amigos dele, JulianPlutãoShingaling. Além do Diário Extraordinário e do 365 Extraordinários, livros com preceitos da autora J.R. Palacio, que convidam o leitor à ler uma frase motivacional por dia.

Veja mais sobre Livros e Filmes!

Vitória Corrêa
por

Vitória Corrêa

A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Embora formada em técnico em informática, anseio por me tornar uma jornalista esportiva.

Recomendamos para você