Relatos do Mundo é um filme simples, mas muito bonito

Não falta muito para a cerimônia do Oscar 2021, o evento de maior importância no mundo do cinema. Em um ano em que o cinema norte-americano sofreu, como em todos os cantos do mundo, os lançamentos de streamings estão cotados para finalmente chegarem a premiação com estilo. A Netflix promete chegar com o pé direito, trazendo sucessos como A Voz Suprema do Blues, A Festa de Formatura e seu mais recente lançamento, Relatos do Mundo

O filme segue um estilo clássico do cinema estadunidense, o ramo do faroeste. Homens e mulheres seguindo a vida em propriedades rurais, andando armados até os dentes e resolvendo as brigas com balas de caça e espingardas. Mas Relatos do Mundo segue seu próprio estilo do faroeste, mostrando que há muito mais do que brigas por trás das portas de bares e saloons. 

O filme

Paul Greengrass ficou conhecido por seu trabalho com a trilogia Bourne, filmes de ação que trouxeram um estilo próprio. Ele retorna aos filmes com Relatos do Mundo, uma produção que apesar de previsível e clichê, emociona e agrada o público do início ao fim. O filme acompanha a jornada do veterano de guerra Capitão Jefferson Kidd (Tom Hanks), que ganha a vida lendo as notícias de cidade em cidade. Em uma de suas viagens, Kidd encontra Johanna, uma menina perdida (Helena Zengel) que não fala o mesmo idioma. Ele sabe que precisa leva-la de volta para casa, mas sem compreende-la, como saber onde é a casa? 

Os cabelos louros quase brancos e os olhos azuis revelam a descendência alemã de Johanna, mas sua história cruzou caminhos com os índios. A menina agora fala a língua dos Kiowa, uma tribo antiga que foi quase dizimada pela população branca. Kidd decide mudar toda sua jornada para leva-la para casa e juntos percorrem quase 700 km em uma charrete simples. passa todo o filme viajando com a menina em busca de alguém que possa ajudá-lo a encontrar a família da criança ou, em certo ponto do filme, a achar um novo lar para ela. 

Relatos do Mundo 

Com quase 2  horas de duração, a história do filme se arrasta por diversos momentos. Muitas das cenas são longas e poderiam ter a duração reduzida, criando um filme mais dinâmico e curto. Hanks e Helena seguem a mesma trilha, se aventurando pelas estradas e enfrentando problemas. O molde do filme se repete e já sabemos que algo de ruim irá acontecer quando tudo começa a acontecer sem grandes emoções. 

O filme nos mostra o quão insensível, violento e podre o mundo pode ser. Kidd quer proteger a menina a todo custo e sua pouca idade não é suficiente para impedir os olhos de homens maléficos e perigosos. O capitão já viveu uma guerra e sabe o quão cruel o ser humano pode ser, razão pela qual assume o desafio de proteger a menina a todo custo. 

Ao final, descobrimos que Relatos do Mundo é uma produção que fala da relação pura e orgânica que se criou entre um homem e  uma menina. Mesmo sem falar o mesmo idioma, eles encontram suas maneiras de se entender e juntos criam um laço mais forte do que muita relação sanguínea. Não é um filme para Oscar e nem a melhor atuação de Hanks no cinema, mas certamente aquece o coração .

Relatos do Mundo está disponível na Netflix

LEIA MAIS SOBRE FILMES