Reino Unido e NASA assinam acordo em preparação para missão à Lua

A Agência Espacial do Reino Unido, a NASA e outros parceiros assinaram hoje (13 de outubro), um acordo histórico sobre os princípios para exploração, ciência e atividades comerciais no espaço em preparação para uma futura missão à Lua. O programa Artemis da NASA visa levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua até 2024. Parceiros comerciais e internacionais irão colaborar para alcançar uma presença sustentável na superfície lunar que servirá como exemplo para a primeira missão humana a Marte.

O Reino Unido terá um papel fundamental nesta missão. Empresas em todo o Reino Unido estarão envolvidas na construção do módulo de serviço e do módulo de habitação do Lunar Gateway, uma nova estação espacial orbitando a lua, gerando benefícios econômicos e empregos altamente qualificados. O Reino Unido já comprometeu mais de £16 milhões para a primeira fase do design desses elementos.

A Ministra da Ciência Amanda Solloway disse:

“A probabilidade da primeira mulher pousar na Lua nos próximos anos será uma fonte de inspiração para milhares de jovens em todo o Reino Unido que podem estar considerando uma carreira no espaço ou nas ciências. O acordo histórico de hoje, apoiado por £16 milhões de financiamento do Reino Unido, destaca nosso compromisso em fortalecer o papel do Reino Unido no setor espacial global, com base em nossas experiências positivas em satélites, robótica e comunicações para fazer nossa economia crescer e melhorar a vida na Terra.”

Enquanto a NASA está liderando o programa Artemis, as parcerias internacionais com países, incluindo o Reino Unido, tem um papel fundamental para alcançar uma presença humana segura e sustentável na Lua. O CEO da Agência Espacial do Reino Unido, Graham Turnock, que assinou o Acordo Artemis durante uma cerimônia virtual no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), disse:

“A assinatura do acordo é um forte sinal de nossa intenção de assumir um papel de liderança global no espaço civil. Esperamos aprofundar nosso relacionamento com os Estados Unidos quando se trata de espaço e aumentar a influência global do Reino Unido no setor espacial.”

 

A cooperação internacional em Artemis tem como objetivo não apenas impulsionar a exploração espacial, mas também melhorar as relações pacíficas entre as nações. No centro do Acordo Artemis está a exigência de que todas as atividades sejam conduzidas para fins pacíficos, de acordo com o Tratado do Espaço Exterior.

O Reino Unido tem trabalhado com parceiros internacionais para garantir que o Acordo Artemis deixe claro que qualquer extração de recursos no espaço deve ser realizada de acordo com o Tratado do Espaço Exterior.

LEIA MAIS SOBRE MUNDO