Escolha uma Página

Composto por depoimentos inéditos e imagens de arquivo, ‘Refavela 40’ aborda a importância histórica do disco ‘Refavela’, criado a partir da experiência de Gilberto Gil no Festival Mundial da Arte e da Cultura Negras, realizado na Nigéria.

O documentário conta com participação de Rubão Sabino, baixista; Robertinho Silva, baterista; e Djalma Corrêa, percussionista, que acompanharam o cantor na turnê africana.

Refavela 40 mostra um pouco da história musical do Brasil, principalmente na Bahia e no Rio de Janeiro onde, na década de 1970, movimentos culturais importantes aconteceram. Gilberto Gil viveu os movimentos dos dois estados, foi influenciado e influenciou por décadas e, hoje, quarenta anos depois, ainda mostra que suas palavras e ideologias são relevantes e intensas.

O documentário fala sobre raízes, sobre movimentos, sobre dores e desamores que são transformados em versos e poesias. A história do Brasil, nua e crua, através de ritmos gostosos e nossos! Exemplos que precisam morrer e influências que precisam ganhar forças! Espero que todos curtam esse documentário e aprendam muito com sua mensagem, como eu aprendi.

Refavela 40 estreia na HBO dia 19 de Novembro, às 22h e, posteriormente, estará disponível no streaming do canal, HBO GO.