Não seria cômico pensar que o melhor drama da atualidade não pertence à Netflix, Showtime, AMC, FX e muito menos à HBO, e sim à SundanceTV?

Então pode acreditar, porque é verdade.

Muito provavelmente você nunca ouviu falar neste canal em específico. Tudo bem. Mas você certamente já ouviu falar de algumas de suas produções originais, dentre elas Top Of The Lake e The Honourable Woman.

Mas a série que estou me referindo aqui é a primeira série original do canal: Rectify, que estreou em 2013 e está em sua quarta e última temporada. Eleita a segunda melhor série de 2014 pela Entertainment Weekly e indicada cinco vezes ao Critics Choice Television Awards (dentre elas indicação de “Melhor Série Dramática” e “Melhor Ator em Série Dramática”), no Brasil a série é exibida pelo Sundance Channel.

A série narra a história de Daniel Holden (Aden Young) que passou 19 anos no corredor da morte por confessar o estupro e assassinato de uma colega de escola, com as constantes tentativas da família de refutar a confissão, se consegue uma revisão no processo no qual com um exame de DNA revela-se que não há esperma de Daniel na menina, por isso ele ganha a chance de um novo julgamento em liberdade. Então vemos um protagonista que esperou 19 anos para morrer (no caso, ser morto), agora se vê em uma situação onde tem que aprender a viver novamente.

Originalmente desenvolvida em 2008 para a AMC, canal de Mad Men, Breaking Bad e The Walkind Dead, Rectify recebeu uma nova casa em 2013, já que a AMC Networks Inc. que é dona de inúmeras emissoras (AMC, IFC, Sundance, WE tv e IFC Films) decidiu que o seriado se encaixaria melhor na grade da SundanceTV, recebendo encomenda de uma primeira temporada de seis episódios e sem a necessidade de piloto teste.

Criada e roteirizada por Ray McKinnon e produzida pelos mesmos produtores de Breaking Bad, a série possui um ritmo lento, contemplativo e melancólico, vemos um roteiro que abre mão de muitos artifícios para contar a sua história de forma relativamente simples, profunda e impactante.

O elenco do seriado conta com Abigail Spencer (protagonista de umas das estreantes desta fall season, Timeless da NBC) e Clayne Crawford (protagonista de outra estreante desta temporada, Lethal Weapon da FOX).

Se você gosta de The Leftovers e Mad Men, provavelmente se interessará por esse tesouro escondido. Venha ficar de luto com a gente com a quarta e última temporada de Rectify.

Leia mais sobre séries