Verão é época de ir à praia, de passear com as crianças, de muitas temperaturas altas todos os dias, de comer coisinhas leves para aguentar a maratona de ficar na rua o dia inteiro, desidratando todas as reservas do seu corpo. Pensando nisso, as Chefs Vania de Oliveira Flausino e Jaqueline Conte, criaram esta deliciosa receita de Paixão de Salmão, ótimo peixe para degustar nessa estação quente! O salmão é um peixe refrescante e, ao contrário do que muita gente pensa, pode ser um super aliado na luta contra o sobrepeso e doenças gastrointestinais. Com alguns ingredientes bem fáceis de encontrar, você pode agradar a todos os paladares da sua casa!

Fique ligadinho nas dicas abaixo e depois, quando fizer a receite, publique sua foto no Instagram com a hashtag #CoxinhaGourmet 🙂

Ingredientes para a massa do pão

300g de farinha de trigo
50g de farinha de maracujá
58g de amido de milho
3g de CMC
14g de açúcar
12 ml de azeite
110g de ovos
6g fermento biológico seco
20 ml de suco de maracujá
4 de sal
250 ml de leite

Modo de preparo: Misture os ingredientes secos, exceto o açúcar e sal. Em uma panela, aqueça o leite, adicione o azeite, o açúcar, o suco de maracujá e o fermento, e deixe-o espumar durante alguns minutos. Coloque os ovos na mistura de farinhas, adicione a mistura de fermento e quando a massa adquirir uma consistência acrescente o sal. Sove até atingir o ponto de véu. Deixe crescer por, no mínimo, 40 minutos. Divida a massa com 60 gramas. Faça o boleado e aguarde dobrar de volume. Preaqueça o forno e asse a 160 graus por 15 minutos.

Ingredientes para hambúrguer de salmão artesanal

300g de salmão
1 dente de alho
Cebolinha e salsinha a gosto
Pimenta preta e branca a gosto
Sal a gosto
Manjericão a gosto
Azeite de oliva a gosto
1 pão tipo Frances úmido
Tomate a gosto

Modo de preparo: Pique a cebola, o tomate (sem sementes), a salsinha, a cebolinha o alho e o manjericão. Misture tudo em uma bacia juntamente com o sal, a pimenta do reino, o pão úmido e o azeite de oliva. Acrescente o salmão moído e misture tudo. Se ficar muito unido, acrescente uma colher de farinha de trigo.

Molho para montar o hambúrguer

125g de açúcar
125 +ou – de mel
250 ml de suco concentrado maracujá
2 unidades de maracujá
500 ml de creme e leite fresco

Modo de preparo: Em uma panela coloque o açúcar e derreta até ficar em ponto de caramelo. Acrescente o mel, o suco concentrado, um pouco mais de polpa e deixe reduzir um pouco. Para finalizar, coloque o creme de leite.

Publique sua foto no Instagram com a hashtag #CoxinhaGourmet 🙂

Compartilhe: