Finalzinho de verão e todo mundo morrendo de calor. Nessas horas, ter um sorvetinho no congelador é sempre bom, para refrescar com alguma coisa diferente de água; mas vocês não acham que ficaria até muito mais gostoso se tivesse sorvetinho caseiro ou pelo menos arrumadinho de uma forma diferente? A sobremesa fica tão legal que pode até mesmo ser servida em uma festinha ou recepção, dá só uma olhadinha aqui.

Ingredientes do Creme-Base

3 gemas | 1/4 de xícara (chá) de açúcar | 1 colher (sopa) de farinha de trigo | 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite | 2 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor | 300ml de creme de leite fresco

Ingredientes dos Chocolates

100g de chocolate branco picado | 100g de chocolate ao leite picado | 100g de chocolate meio amargo picado

Ingredientes do Merengue

3 claras | 6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo (creme-base) – Em uma panela, misture sem bater as gemas, a açúcar e a farinha de trigo. Misture o leite quente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar. Deixe amornar. Hidrate e dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Deixe amornar e integre ao creme de gemas. Cubra com filme plástico para evitar que se forme uma película dura. Reserve. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e acrescente a preparação anterior. Divida em três recipientes, em partes iguais.

Modo de preparo (chocolates) – Derreta os três tipos de chocolate separadamente. Adicione a cada um dos recipientes com creme base e misture.

Modo de preparo (merengue) – Batas a claras em neve, junte aos poucos o açúcar e continue batendo até formar picos firmes. Divida em três partes e misture cada uma, delicadamente, com um tipo de chocolate. Forre com papel manteiga uma forma retangular alta, coloque no fundo a preparação de chocolate branco e leve ao freeezer por 10 minutos. A seguir, coloque a mistura de chocolate ao leite e leve ao freezer por mais 10 minutos. Por último. Coloque a mistura de chocolate meio amargo e leve à geladeira por 3 horas no mínimo. Desenforme, decore com raspas de chocolate branco e sirva.

Dicas e informações – Pode ser servido com calda quente. Esta receita rende 16 porções e cada uma delas tem, em média, 185 calorias.

Compartilhe: