Quem gosta de dobradinha?

-por , em 05/03 -
Quem gosta de dobradinha?

Já posso me solidarizar com os amigos que não gostam muito do prato, mas tem gente que aprendeu com a mãe, a avó, sei lá, a amar de paixão este prato! Como quem cozinha, não pode deixar de agradar os “clientes” de mesa, não custa nada agradar aqueles que amam a famosa dobradinha, não é mesmo?

 

Dobradinha (português brasileiro) ou dobrada (português europeu) é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos. É prato tradicional da cozinha do norte de Portugal e de diversas regiões Brasil, tendo sido tema de célebre poema de Fernando Pessoa, Dobrada à moda do Porto. Na cidade do Porto e na região circundante, a dobrada é conhecida como tripas, sendo o prato mais conhecido designado por tripas à moda do Porto. O gentílico tripeiro, que designa um habitante da cidade do Porto, é derivado precisamente deste prato ancestral.

 

Ingredientes

 

1 kg de bucho limpo cortado em tirinhas | 1/2 kg de feijão-branco | 1/2 kg de costelinha de porco salgada | 2 e 1/2 litros de água | Suco de 1 limão | 2 colheres (sopa) de óleo | 4 dentes de alho | 2 tomates sem pele e sem sementes | 1 cebola | 1 folha de louro | 1 linguiça-calabresa | Sal, pimenta-do-reino e colorau a gosto

 

Modo de preparo – Coloque o feijão-branco de molho na água até o dia seguinte. Ponha a costela de molho na água e troque-a quatro vezes até o dia seguinte. Escorra e afervente-a com água fria. Escorra novamente e ponha em uma panela com os 2 e 1/2 litros de água. Cozinhe até começar a ficar macia. Reserve a água e a costela separadamente. Enquanto isso, deixe o bucho de molho em água fria com o suco do limão por duas horas. Escorra, lave-o e ponha em uma panela com água. Ferva por dois minutos. Escorra e reserve. Em uma panela de pressão, refogue no óleo o alho, os tomates e a cebola. Junte o bucho e tempere com o sal, a pimenta e o colorau. Refogue por três minutos. Junte a água reservada a costelinha e o louro. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. Abra a panela e junte o feijão escorrido, a linguiça em rodelas e a costela. Tampe novamente a panela e cozinhe por 20 minutos ou até que o feijão esteja macio e o caldo tenha engrossado. Se necessário, acrescente água quente.

 

Dicas e informações – Esta receita rende 08 porções e cada uma delas tem, em média, 638 calorias.

 

Participe da promoção!

 

Candy Crush Saga

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Gente, sério, não consigo gostar nem postando a receita! 😉
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você