Receita de final de semana: Delicioso Alfajor de doce de leite!

-por , em 23/02 -
Receita de final de semana: Delicioso Alfajor de doce de leite!

Olá Coxinhos! Quem está com vontade de comer alguma coisa deliciosa e não sabe o que neste final de semana? Vim exatamente para ajudá-los nesta perigosa vontade – que tal experimentar um delicioso alfajor de doce de leite extremamente caseiro e saboroso? Não há quem resista!!

Você sabia que: Alfajor (em castelhano pronuncia alfarror) é um doce tradicional da Espanha, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países ibero-americanos, O nome vem do árabe al hasu e significa recheado. Doce composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro. Com o passar dos anos, entretanto, a receita tradicional foi perdendo espaço para sabores de alfajor novos e exóticos. Muito popular na Argentina, o doce é considerado um ícone da cultura do País, onde são consumidos seis milhões de alfajores todos os dias de mais de uma centena de marcas. A mais famosa delas, Havanna, data de 1948 e possui mais de cento e oitenta lojas no país.

Ingredientes

3 ovos | 300 g de açúcar | 300 g de margarina | 10 gotas de essência de baunilha | 500 g de maisena | 100 g de farinha de trigo | 1 colher (chá) de fermento | 20 colheres (sopa) de doce de leite | 500 g de chocolate ao leite

Modo de preparo – Numa vasilha coloque os ovos, o açúcar, a margarina e a baunilha. Bata bem e, depois, misture a maisena, a farinha de trigo e o fermento. Amasse com as mãos até formar uma bola. Se precisar, acrescente um pouco mais de maisena, até que a massa desgrude das mãos. Leve à geladeira para descansar por uma hora. Abra a massa com um rolo, corte 48 unidades com um molde redondo para biscoito e leve ao forno para assar. Cubra um biscoito com doce de leite e coloque outro biscoito por cima. Passe o “sanduíche” pelo chocolate derretido e deixe secar por alguns minutos.

Dicas e informações – Esta receita rende 24 porções! 😉

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você