Minha comida favorita da vida sempre é massa, qualquer tipo, com qualquer molho e sem nenhum acompanhamento – sou daquelas que experimenta massa do jeito natural mesmo, sabe? No máximo acompanho com algum vinho ou suquinho delicioso que combine, mas, carnes, saladas, torradas, não me apetecem. Qual a sua forma favorita de comer massa? Me conte lá embaixo, nos comentários! Essa receita aqui é uma sugestão do Chef Dudu Sperandio, o grande nome da gastronomia italiana no estado do Paraná – quando eu estiver por aí, quero provar sua comida hein Dudu? 🙂 Ele é o proprietário do Ernesto Ristorante e do Funiculí, ambos empreendimentos localizados em Curitiba! Espero que se deliciem com essas dicas, tanto quanto eu!

Aprenda a preparar um delicioso Ravióli de abóbora com molho de queijo de cabra, nozes caramelizadas e ervas frescas!

Ingredientes (Massa)

-150 g de farinha de trigo
-150 g de semolina
– 5 gemas
– 1 ovo
– colher de azeite extra virgem
– 1 pitada de sal

Ingredientes (Molho)

– 500 g de leite
400 g de creme de leite fresco
– 30 g de farinha
– 30 g de manteiga
– 200 g de queijo de cabra Cablanca

Recheio

– 1 abóbora cabotiá
– 300 g de açúcar
– Noz-moscada ralada na hora

Decoração

-100g de nozes
– 30 g de açúcar
– Folhas de alecrim, sálvia e tomilho picadas finamente

Modo de preparo (Recheio) – Coloque a abóbora em uma assadeira com água, para não queimar a casca. Asse em um forno a 200 ºC por cerca de 1 hora ou até ficar bem macia. Deixe esfriar, tire as sementes e a casca. Passe a abóbora para uma panela com açúcar e noz-moscada e cozinhe por 10 minutos. Para cada quilo de abóbora limpa, utilize 100 g de açúcar. Reserve.

Modo de preparo (Massa) – Em uma superfície lisa ou em uma tigela misture todos os ingredientes com as mãos. Trabalhe até que está fique macia, sedosa e elástica. Deixe descansar por 1 hora em um recipiente fechado dentro da geladeira.

Montagem – Abra a massa no cilindro apropriado, repita a operação até ficar com a massa fina. Com um pincel, passe clara de ovo por toda a superfície da massa aberta para não abrir na água. Coloque pequenas porções do recheio em cima da massa aberta, numa distância de 5 cm entre um recheio e outro. Dobre a massa para cobrir o recheio, corte com o aro para obter forma redonda ou quadrada (pode também usar uma faca). Aperte bem as bordas, com os dedos, para não abrir no cozimento. Polvilhe com semolina para não grudar.

Molho – Derreta a manteiga em uma panela, misture a farinha e forme uma pasta (roux). Adicione o leite e cozinhe por 20 minutos, sempre mexendo com um fouet para engrossar e não grudar no fundo. Junte o creme de leite fresco, o queijo, sal e pimenta-do-reino e mexa em fogo baixo até ficar um creme homogêneo.

Nozes caramelizadas – Em uma frigideira, coloque o açúcar e as nozes até caramelizar. Despeje em uma superfície fria (granito ou mármore) para esfriar.

Finalização – Cozinhe os raviólis em água fervente por cerca de 7 minutos. Distribua os raviólis em um prato e cubra grosseiramente moídas e decore com as folhas.

Se você preparar esta deliciosa receita, não esqueça de tirar uma foto bem bonita e nos marcar nas redes sociais, os links estão todos aqui embaixo! Beijos e bom apetite! 🙂

Facebook Instagram Snapchat Twitter Youtube

Compartilhe: