O chef paranaense Rafael Rupp preparou uma receita bem especial para o restaurante curitibano Veg e Lev (www.vegelev.com.br): Ravióli de Abóbora. Já digo aqui e deixo registrado para todo o sempre que, assim que possível, estarei em Curitiba para experimentar esse delicioso prato vegano que não tem cara nenhuma de ser sem sabor né? Existe uma conspiração contra as receitas mais saudáveis e leves, tem realmente gente dizendo que não tem sabor, que não tem graça, que é esquisito: gente, para agora mesmo de preconceito!

Assista ao documentário Cowspiracy que você irá descobrir, rapidamente, os motivos pelos quais precisamos investir em receitas mais saudáveis, leves, nutritivas e bom base em vegetais, legumes e cereais! O mundo não vai durar para sempre se continuarmos consumindo carnes de forma agressiva, como se faz hoje em dia nas maiores cidades. Vamos repensar nossos hábitos, aprender a cozinhar alimentos mais saudáveis e leves, nosso corpo agradece, nosso planeta agradece e, claro, os animais agradecem também! 🙂

Ravióli de abóbora (ingredientes)

– 500 gr Trigo Semolina
– 0,230 ml Água (levemente morna)
– 1 col de chá (rasa) de sal

Modo de preparo: Misture o trigo e o sal adicione a água aos poucos, amasse até não ficar pedaços soltos. Abra a massa em uma mesa com um rolo até estar fina. Divida a massa no tamanho da forma de ravióli e coloque o recheio,caso não utilize forma poderá abrir uma parte da massa sobre a mesa e distribuir um pouco de recheio sobre a massa deixando um espaço entre eles em seguida coloque outra parte de massa sobre a que esta recheada e modele os raviólis com o auxilio de um cortador de massas corte os raviólis e feche com um garfo, adicione farinha para não grudar ,em seguida cozinhe a massa em 3 litros de água, ao retirar se possível coloque em água gelada para cortar o cozimento.

Recheio (ingredientes)

– 1 Abóbora Cabotiá pequena
– ½ colher de chá de Cravo em pó
– ½ colher de chá de Canela em pó
– Azeite
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– Nozes mariposa

Modo de preparo: Corte a abobora em pedaços pequenos com casca, aqueça uma panela adicione azeite, em seguida acrescente a abobora e refogue por alguns minutos, adicione um pouco de água para cozinhar a abobora em seguida acrescente o sal, pimenta, Canela e o cravo. Quando estiver ao ponto de amassar com um garfo desligue a panela e amasse até formar uma pasta. Nozes mariposa adicione um pedaço dentro de cada ravióli.

Molho (ingredientes)

– 150 gr de Macadâmia
– Água
– ½ Cebola pequena
– Sal Q.B
– Azeite
– Tomilho
– Salvia
– Alecrim
– Fécula de batata
– Noz moscada(opcional)

Obs. Lembrando que este é um molho base(branco) podendo ser adicionado espinafre, cogumelos e ervilha por exemplo ou o que preferir isto vai enriquecer seu molho.

Modo de preparo: Deixe a macadâmia de molho por 8 horas, depois escorra a água. Leve a macadâmia para o liquidificador com 1 lt de água e bata tudo, para um melhor resultado divida este processo em três partes, depois de bater você vai precisar coar para obter o leite de macadâmia, coloque uma panela para aquecer adicione o azeite e em seguida a cebola deixe murchar sem que escureça a cebola, em seguida adicione o leite quando já estiver quente acrescente as ervas deixe ferver por alguns minutos para liberar o aroma das ervas. Caso queira um molho mais espesso pode-se adicionar fécula de batata dissolvida em um pouco de água.

Bom apetite 🙂

Compartilhe: