Raio-X da Natureza

-por , em 21/09 -
Raio-X da Natureza

Arie Van’t Riet, físico e artista plástico holandês, usou seu conhecimento da radiação para criar uma série de fotografias feitas com o auxílio do Raio-X, desenvolvendo uma técnica para capturar as bases de esqueletos dos animais e as delicadas fibras de flores e plantas. Ele estudou física de radiação em Delft University of Technology e obteve seu PhD pela Universidade de Utrecht. Um dia, um colega lhe pediu para tirar um raio- x de uma de suas pinturas, mas Riet nunca tinha feito nada parecido antes e isso o fez pensar sobre como seria em outros tipos de objetos. Foi então que ele pensou em flores. Usando primeiro um buquê de tulipas, a imagem analógica (o filme de raios- x de prata brometo) se assemelhava a um negativo preto e branco.

Então, ele o digitalizou, inverteu e depois coloriu seletivamente usando o Photoshop.

Nas palavras do próprio Arie:

“Como físico, me especializei em física das radiações. Especialmente em raios-X de energia muito baixos. Alguns anos atrás, eu comecei a usá-los em experiência em raios-X fotografia. Um tipo incrível de fotografia  preto e branco. Olhando com olhos de raios-X para a natureza. Isso é o que eu gosto de experimentar com a minha câmera de raios-X. Eu prefiro fazer raios-X de cenas comuns, como uma borboleta nas proximidades de uma flor, um peixe no oceano, um rato no campo, um haron ao longo do rio, um pássaro em uma árvore e assim por diante.

Cada vez mais vou me desafiando para chegar a um raio-X fotografia que representa o sentimento da cena, que levanta questões e excita a curiosidade. Espero que, na maioria das imagens apresentadas aqui eu tenha conseguido”.

Para fazer as fotos, o físico usa animais mortos em acidentes de trânsito e animais de estimação recém-falecidos de amigos. É a sua maneira de não prejudicar os animais vivos com a radiação. Já no estúdio, os objetos fotografados passam por um processo analógico que utiliza diferentes intensidades de raios-X. No site de Arie Van’t Riet você pode ver as fotografias originais: http://www.x-rays.nl/

Um trabalho lindo, feito com carinho e dedicação por uma pessoa com sensibilidade o bastante para isso! Eu fiquei apaixonada! Vejo vida e beleza nas imagens!

Luciana Fogo
por

Luciana Fogo

Chocólatra assumida, sou também uma viciada em livros e totalmente capaz de virar a noite com uma boa história! Mas o meu maior amor é ter INFORMAÇÃO! Pergunte que eu descubro!

Recomendamos para você