A franquia Star Wars, foi lançada em 1977 e inesperadamente se tornou um fenômeno mundial da cultura pop.

Responsável pelo início da Era Blockbuster marca seu início com a guerra espacial entre o império e a resistência, que luta para restaurar a liberdade e a justiça da galáxia.

Muitos grupamentos militares existem na trama, e nos são apresentados em épocas distintas dentro desse universo criado por George Lucas, entre eles os Troopers e os Stormtroopers. Não eles não são iguais. Mas o que os diferenciam?

TROOPERS ou CLONE TROOPERS
São fruto da modificação do desenvolvimento dos clones, realizada com excelência pelo planeta Kamino. Esses clones tiveram seu crescimento acelerado e recebiam habilidades de seu indivíduo matriz. Os Clones também eram modificados geneticamente, a fim de se tornar completamente obediente à quem servisse. No entanto, sua autonomia era mantida, o que permitia tomada de decisões. Estes soldados foram treinados por mais de 10 anos, para se tornar assim um exercito de elite. Existem diversas variações de Troopers Clones, por exemplo:

Clonne Trooper: formavam um exército de clones idênticos, geneticamente modificados, criados para servir no Grande Exército da República durante as Guerras Clônicas.

Clone Troopers Aéreos: estiveram presentes nas antigas guerras Sith. Os mercenários do ar de Drac Nyl podem ter os antecedido, enquanto os Jumptroopers do império galático seus sucessores.

Clone Troopers Pesados: eram especialistas em armas pesadas do exército da república nas Guerras clônicas.

Clone Troopers de Choque: Eram clones especializados, produzidos no final das Guerras Clônicas, com o intuito de intensificar a segurança e a ordem nos mundos Republicanos. Aqueles situados em Coruscant tornaram-se a Guarda de Coruscant. Os Shock troopers foram criados e treinados em Coruscant, ao invés de Kamino como vimos com os Clone Troopers.

Piloto Clone Trooper: foram criados com o intuito de pilotar para o Grande Exército da República e posteriormente para o Império Galáctico.

Comandante AT-TE: foram uma divisão de elite de soldados clones, que receberam treinamento para operar os AT-TEs e outros veículos armados. Esses soldados foram alguns dos milhões de clones do caçador de recompensas Mandaloriano Jango Fett, clonado em Kamino.

Subtroopers clones: Treinados em táticas subaquáticas, foram implantados em numerosos campos de batalha aquática ao longo dos Guerras Clônicas, permitindo que a República Galáctica desafiasse os inimigos marinhos em pé de igualdade.

Clones franco-atiradores: foram uma variável dos clone troopers, como snipers.

Clones “assalto no frio”: são soldados criados para resistir baixas temperaturas.

Sith Troopers: eram soldados de elite em um exército criado no planeta Exegol pelos cultistas Sith Eternos – Sith que reverenciavam o lado sombrio da Força e eram devotados à religião Sith . Embora não estivessem imbuídos do poder da Força , os soldados Sith, no entanto, compartilharam o nome da seita revivida do lado sombrio, inspirando-se em um legado sombrio e antigo .

OS STORMTROOPERS
Surgiram com o intuito de se tornarem uma nova força militar para proteger Palpatine, já que os Clone Troopers estavam envelhecendo muito rapidamente. Esse exercito era criado através da captação de jovens de toda galáxia, pertencentes a uma rede de academias de formação militar. Suas variações são:

Sandtroopers: foram Stormtrooper Imperial equipado com uma armadura modificada e equipamento para suportar os climas ásperos dos planetas desérticos como Tatooine.

Snowtrooper: foram os sucessores dos Clone de Assalto na neve, sob comando de Keller e Bacara, durante as Guerras Clônicas.

Scouttroopers: eram menos blindados que os outros, permitindo que se locomovessem mais facilmente, também foram treinados para mais independência e adaptabilidade que a maioria das tropas imperiais.

Deathtroopers: possuem armadura mais escura e estiveram presentes em Rogue One.

Shadowtroopers: Possuem, assim como deathtroopers, a armadura escura, mas se diferenciam por conta do armamento pesado.

Flametrooper: são equipados com lança chamas, podemos vê-los em O despertar da força.

No mais, podemos então concluir que o que os diferencia é a constituição. Enquanto os Troopers são fruto de um experimento que formou um exercito idêntico de clones; os Stormtroopers eram humanos, oriundos de diversos locais da galáxia, cuja as habilidades e as características eram variáveis.

Todos os filmes de Star Wars estão disponíveis no Amazon Prime Video.

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES