Estávamos aguardando ansiosos a estreia da quarta temporada de Game of Thrones. Depois de uma terceira temporada excitante, acabamos por ficar com um vazio no peito de saudade da história. Como sempre, o retorno da série bateu todos os recordes de audiência da HBO e trocentas notícias saíram sobre curiosidades dos atores e autor. Para a alegria de todos, a principal notícia foi que Game of Thrones foi renovado para mais duas temporadas, então, aconteça o que acontecer, sabemos que, pelo menos até 2016, teremos Westeros em nossos corações.

O primeiro episódio mostrou tudo o que teremos nesta nova fase da história: nudez, sexo, guerra, política, chantagem emocional, jogo de poderes, sarcasmo, tristeza, revelações. A temporada será focada em vingança e controle, para os mais perceptivos, todos os motivos que demandam vingança já foram relembrados neste episódio inicial. Para a nossa tristeza, logo no começo foi feito uma retrospectiva que nos trouxe à memória o fato de que os Stark estão acabando, poucos e espalhados membros da família ainda tentam lutar por uma causa já esquecida para a maioria dos personagens envolvidos na guerra dos tronos.

Para destruir a força da Casa Stark, o grande poderoso Tywin Lannister mandou derreter a espada larga (linda) de Ned feita com aço Valiriano para criar duas outras espadas comuns e sem sal, uma para ele e outra para Jaime. Uma verdadeira aberração aos olhos de um bom nerd RPGista. Somada à cena da destruição da espada, tivemos logo no começo um diálogo bem revelador entre Jaime e seu pai – o filho perfeito voltou sem uma mão para casa e está sofrendo as consequências do sarcasmo e orgulho de sua família a todo momento.

espada ned stark

A chegada de outro grande personagem à série vai trazer o lado vingativo da história, aliás, um dos pontos altos desta temporada. O Príncipe Oberyn Martell, primeiro personagem da Casa Martell a aparecer na série, já mostra a que veio logo em seu primeiro diálogo com Tyrion Lannister (nosso querido anão, para quem fica perdido com nomes). Para não deixar nenhum fã que não leu o livro perdido, a vingança que Oberyn busca foi muito bem explicada logo neste começo de temporada, o que já deu muita asa para nossa imaginação.

O outro lado da vingança desta temporada mostra Arya Stark, nossa queridinha desde o começo dos começos de Game of Thrones. Ela continua sendo levada pelo Cão para ser vendida à sua tia Lysa (irmã da Catelyn), já que, ao seu entendimento, toda a sua família foi assassinada pelos Lannisters. No meio do caminho, como uma boa campanha de RPG, eles pararam em uma estalagem e Arya avistou alguns soldados Lannisters que não a trataram muito bem quando estava com a Patrulha da Noite. Nesta cena podemos ver do que Arya é capaz sem treinamento, sem conhecimento, banhada apenas por sua sede de vingança.

got sorteio

Recitando palavras de ódio, Arya recupera sua Agulha e a enfia na garganta de um dos caras da Patrulha, o mesmo que roubou sua espada na ocasião e a enfiou na garganta de um de seus amigos. Com um olhar gélido, Arya começa então a riscar nomes de sua longa lista de vingança. Fantástico, como era de se esperar. Quem conhece um pouquinho do que acontecerá com Arya sabe muito bem que este momento está sendo um divisor de águas na série, nunca mais veremos aquela menininha fofa que era Arya Stark, dando um banho em Sansa e sua sonsera, a pequena guerreirinha honrará e muito o nome de seu pai.

Khaleesi e John Snow tiveram momentos bonitos neste primeiro episódio. A lora DYVA Targaryen está ficando menor que seus dragões, está aprendendo a liderar com sensibilidade e está começando a enxergar outros homens que podem ocupar sua vida tão solitária. John foi pseudo-julgado pelos Corvos e conseguiu ser compreendido devido a sua total honestidade durante o interrogatório. Tudo bem que o responsável pela Muralha simplesmente o odeia, mas quem é ele perto de John Snow. Sansa Stark continua com a mesma cara sonsa de todos os tempos. Acho que teremos grandes surpresas relacionadas a sua vida ao lado de Tyrion Lannister.

Bom, acho que esta temporada nos surpreenderá bastante em todos os pontos! Vamos continuar acompanhando passo a passo dessa trajetória por Westeros! Que seja bem vinda a quarta temporada de Game of Thrones!

Compartilhe: