Quando morrer, eu vou ser uma árvore!

-por , em 24/01 -
Quando morrer, eu vou ser uma árvore!

Aqui em casa, sempre brinquei com o maridão: “quando você morrer, vou mandar te cremar, por num vaso e plantar uma florzinha”! Ele sempre retrucou que iria me cremar e sumir com o “pózinho de Lu”! Mas, brincadeiras a parte, há algum tempo eu ouvi falar de um projeto parecido com isso: a Urna Bios. Na época achei muito interessante alguém ter o mesmo tipo pensamento e que seria muito legal se a ideia seguisse adiante. (Nossa brincadeira é anterior ao projeto! Perdi a chance de ganhar dinheiro! kkkkkk) E seguiu! A urna foi criada pelo Designer Gerard Moliné, que declara ter tido a ideia em 1997. Ele explica que a ideia surgiu como uma nova maneira de eternizar a lembrança de um ente querido que partiu, transformando suas cinzas em uma árvore que, de quebra, pode ser mantida próxima a família.

Feita de material biodegradável, a urna se divide em dois compartimentos: o inferior, que é onde se depositam as cinzas, seja do seu ente querido ou do seu amado bichinho (claro que bichinhos também contam!) e a superior, que contém terra e a semente da planta escolhida. Após ser “plantada”, conforme a planta cresce e as raízes se desenvolvem, a urna se desfaz e as cinzas se tornam parte do substrato do solo que nutre a planta. Para isso basta apenas plantar a urna em um local com bom clima, irrigação e luminosidade.

Urna Bios

Eu acho a ideia interessante não só pela brincadeira, mas por motivos práticos: nosso mundinho já anda com o espaço tão disputado, que algumas cidades não contam com cemitérios… Mas não seria muito mais bonito um parque, criado a partir de urnas (com plaquinhas se a pessoa deseja identificar onde pôs a sua), onde os cidadãos poderiam desfrutar uma tarde agradável entre o verde? Ajudando a natureza, a sustentabilidade, ao invés dos mórbidos cemitérios?  E não seria mais interessante dizer a uma criança que o vovô virou uma árvore bonita, que ela pode ir ver crescer, do que leva-la para olhar uma lápide?

piece

Contando atualmente com um preço de 145 dólares, sem incluir o frete, a urna é enviada para o mundo todo! E ai? Que tal pensar em ser uma plantinha? 😉

*sai cantando a musiquinha da Pocahontas: A lua, o sol e o rio são meus parentes/ A garça e a lontra são iguais a mim/ Nós somos tão ligados uns aos outros/ Neste arco, neste círculo sem fim…/ A árvore aonde irá?/ Se você a cortar nunca saberá…

Luciana Fogo
por

Luciana Fogo

Chocólatra assumida, sou também uma viciada em livros e totalmente capaz de virar a noite com uma boa história! Mas o meu maior amor é ter INFORMAÇÃO! Pergunte que eu descubro!

Recomendamos para você