Li hoje no Info Online e preciso compartilhar e comentar: “O Google precisou pagar 208 mil dólares nesta segunda-feira por danos a um australiano depois que um júri considerou o gigante americano da internet culpado por difamá-lo, ao divulgar material que o vinculava a mafiosos. Milorad Trkulja de 62 anos, recebeu um tiro nas costas em 2004, em um crime que nunca foi esclarecido. Trkulja acusou o Google de difamá-lo com material que sugeria que ele era uma figura criminosa importante em Melbourne e que havia sido vítima de uma acerto de contas.

 

Buscas com seu nome traziam resultados referências aos meliantes da cidade, incluindo o chefe criminoso Tony Mokbel, e um site agora desaparecido que se chamava Melbourne Crime, especializado em questões da máfia. O Google alegou perante a Suprema Corte de Victoria que havia se limitado a divulgar material publicado por outros e negou que o mesmo tivesse as consequências difamadoras levantadas por Trkulja. O júri se pronunciou a favor do australiano, ao determinar que o gigante da internet estava ciente do assunto e não tomou medidas quando, a partir de outubro de 2009, a vítima denunciou a divulgação dos artigos. O juiz David Beach ordenou o Google a pagar a indenização a Trkulja, considerando que seu papel na publicação era equivalente ao de uma biblioteca ou meio de comunicação, “muitas vezes considerados como editores aos olhos da lei antidifamatória” australiana”.

 

Antes de mais nada: O.O ~ estou abismada com esta notícia, ela é uma mistura de O Poderoso Chefão com a vida real e isso me deixa impressionada! A gente consegue ter inúmeras visões sobre isso tudo – a primeira delas é que essa história vira filme fácil fácil. A outra é, será que o cara é culpado, inocente, vítima, mafioso ou sei lá o que? Todas as histórias sobre máfia são muito nebulosas, ninguém consegue chegar a uma conclusão definitiva porque alguém sempre acaba morrendo ou desistindo de acusações. Se a máfia continua mandando no mundo, ou se continua fazendo vítimas falsas ou ainda se continua fazendo vítimas verdadeiras, mas com seu habitual toque de “disfarce” comandando as coisas, não sei… Só sei que essa história era boa demais para morrer como simples notícia. Precisava ser compartilhada e comentada. Com toda certeza! O que vocês acham que significa realmente essa história toda? E ah, porque sempre tem um Tony envolvido nas historias de máfia? Esse deveria ser sempre o primeiro indício para desvendar esses mistérios.