Os quadros de Sharon Carter em Falcão e o Soldado Invernal

O quinto episódio de Falcão e o Soldado Invernal trouxe o tão esperado personagem misterioso. Valentina Allegra de Fontaine não havia sido mencionada em nenhum momento até agora, nem mesmo nas teorias dos fãs, indicado que o MCU finalmente conseguiu surpreender o público. Na série, Allegra é interpretada pela atriz Julia Louis-Dreyfus, vencedora de diversos Emmy Awards.  

Embora a empolgação para o episódio tenha sido grande, muitos esperavam uma possível confirmação de Sharon Carter como o Mercador do Poder, algo que não aconteceu. Na verdade, a personagem de Emily Vancamp pouco apareceu e quando o fez, teve sua imagem atrelada a dois quadros. Quais seriam? Teriam algum significado? 

O primeiro quadro que aparece é chamado de A Balsa da Medusa, do pintor romancista francês, Jean-Louis André Théodore Géricault. A pintura se inspira no trágico naufrágio do verão de 1816. A fragata francesa chamada Medusa, com destino a Senegal, tinha a bordo sobreviventes que vagaram pelo oceano sobre uma balsa. Na tela, o pintor procurou mostrar o exato momento que alguns náufragos avistam uma vela no horizonte e a mesma traz um pouco de esperança para a “balsa de horror”. 

A história do naufrágio da fragata francesa Medusa na costa do Senegal em 1816 é trágico, pois a embarcação tinha 150 pessoas a bordo. O pintor se tornou obcecado pelo acidente e reuniu documentação sobre o mesmo para criar sua obra, além de ouvir relatos dos sobreviventes. Alguns confessaram a brutalidade e o canibalismo que se seguiram. Atualmente o quadro está exposto no Museu do Louvre, em Paris.

A outra pintura se chama A Mulher com Sombrinha, ou O Passeio. Pintada em 1875 pelo pintor francês Claude Monet, a obra está localizada na National Gallery of Art, em Washington, Estados Unidos. Chega a ser curioso pensar que Falcão e o Soldado Invernal escolheu focar justamente em duas pinturas, uma exposta em Paris e outra nos Estados Unidos. Sharon está ao telefone com um homem francês no momento da cena.

Na pintura de Monet podemos ver Camille, sua esposa. O objetivo do pintor ali foi relatar o movimento em que a figura humana e a natureza se encontram em um mesmo cenário. A pose de Camilel está propositalmente preparada como uma fotografia tirada em contraluz, criando a ideia de sombras sobre o gramado. Um dos maiores medos do pintor era a cegueira, razão pela qual ele sempre procurava usar cores contrastantes em suas pinturas. 

Falcão e o Soldado Invernal está em exibição no Disney+.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES