É fato que o cinema, e os streamings estão apostando forte nas adaptações. Seja baseada em livros ou quadrinhos, estes estão ganhando grande força,  pois além de fomentar a indústria do entretenimento, incentiva e muito o consumo literário o que por si só, já é um grande ganho cultural.

Já é sabido que os grandes filmes que arrastam multidões para os cinemas, oriundos da Marvel e da DC foram inspirados em quadrinhos. No entanto, existem outros segmentos destes, que não são somente voltados para heróis e que originaram grandes produções amadas pelo público. Será que você conhece?

Listamos aqui, dez, entre filmes e séries que foram baseados em HQ´s:

KINGSMAN: SERVIÇO SECRETO

O filme lançado em 2015 se baseia em um quadrinho de mesmo nome de Dave Gibbons e Mark Millar. O quadrinho ganhou sua primeira edição em 2012. As diferenças entre original e adaptação são mínimas e seguem a mesma linha Eggsy se tornando um agente secreto, enquanto o mundo é ameaçado por um vilão capaz de controlar a mente das pessoas com o auxílio de celulares.

SIN CITY

O filme lançado em 2005 se baseia em um quadrinho de mesmo nome de Frank Miller. O quadrinho foi publicado primeiramente na revista Dark Horse em 1991, sendo dividido em 13 partes. Com diversas histórias distintas, o Thriller sempre se passa na cidade fictícia de Basin City, onde não há personagem fixo e todas as histórias acabam por se relacionar em algum momento.

THE BOYS

A série do Amazon Prime video lançada em 2019, se baseia em uma série de 72 quadrinhos homônimos criados por Garth Ennis e Darick Robertson que foram publicados entre os anos de 2006 à 2012. Os quadrinhos, assim como a série acompanha um grupo de super heróis, onde seus valores foram corrompidos pela fama.

WATCHMEN

A história foi adaptada tanto em filme quanto em série, sendo essa última, recentemente pela HBO. Os quadrinhos escritos por Alan Moore foram publidados de 1986 à 1987 tendo sido considerado na época revolucionário, por abordagens e narrativas alternativas.

THE WALKING DEAD

A série da FOX que estreou em 2010, se baseia em uma série de quadrinhos criados em 2003 por Robert Kirkman que permanecem em vigência. Posteriormente a história também ganhou uma versão em livros. A trama acompanha um grupo de sobreviventes liderados por Rick Grimes, que se juntam na luta para superar o caos de zumbis, mas percebem que estes não são a única ameaça de um apocalipse.

THE END OF THE FUCKING WORLD

A série de duas temporadas da Netflix, foi inspirada no quadrinho de Charles Forsman, lançado em 2013. Assim como na série acompanha James e Alyssa se conhecem na escola e logo começam a namorar. Mas o que poderia ser um típico romance adolescente, rapidamente toma um rumo niilista, quando o garoto exibe uma tendência à sociopatia, que ameaça ambos.

I AM NOT OKAY WITH THIS

A série recém lançada na Netflix, foi inspirada no quadrinho de Charles Forsman, lançado em 2017. Repleto de referências oitentistas a série e os quadrinhos possuem a mesma premissa e acompanham Sidney navegando entre os julgamentos e problemas do ensino médio, ao mesmo tempo que lida com as complexidades de sua família, da sua sexualidade e com os misteriosos poderes que começam a aparecer nela.

LOCKE E KEY

Depois de 12 anos, finalmente os quadrinhos criados por Joe Hill foram adaptados pela Netflix. Lançados em 2008 acompanham a história da família Locke após a morte de seu patriarca se mudando para uma mansão cheia de segredos, mistérios e chaves mágicas; onde um demônio tenta a todo o custo tomar posse delas.

UMBRELLA ACADEMY

Criado por Gerard Way e ilustrada por Gabriel Bá em 2007, ganhou uma adaptação pela Netflix em 2019. A trama acompanha uma família disfuncional com superpoderes que precisa se reunir após a morte de seu pai e acabam descobrindo segredos e uma ameaça iminente à humanidade. Até o momento foram publicados 3 quadrinhos: A suite do apocalipse, Dallas e Hotel Oblivion.

RIVERDALE

A série de sucesso da CW, se baseia no universo Archie Comics escrito por Mark Waid com arte de Fiona Staples e apareceram pela primeira vez em 1941. Ganharam uma reinicialização em 2015 com o lançamento da série. A trama acompanha Betty, Veronica, Archie e Jughead tentando desvendar os mistérios da “pacata” Riverdale.

Podemos destacar ainda  O mundo sombrio de Sabrina, 300, V de vingança que também se originaram nos quadrinhos. Conhece outra adaptação? Conta aqui pra gente!