Você conhece a história do famoso Macaron? Considerado predominantemente um doce francês, existe uma disputa pela origem do Macaron. A famosa enciclopédia da culinária, Larousse Gastronomique, diz que o Macaron foi criado em 791 em um convento próximo a Comery, França. Outras fontes comentam que a receita original foi trazida para a França em 1533 por uma chef Italiana, Catherine de Medici.

 

Em 1830, os Macarons eram servidos de dois em dois com geléias, licores e especiarias. O Macaron como conhecemos hoje, era chamado de Paris Macaron ou Gerbet e é criação de Pierre Disfontaines da famosa Pâtisserie Ladurée. Qualquer que seja a origem do Macaron, a verdade é que estes dois Merengues de pasta de amêndoas e com recheio de geléias, buttercream ou ganache, estão fazendo fama no mundo inteiro.

 

perfect macarons

 

Veja a história mais conhecida do Macaron: Eles surgiram em um Monastério Italiano e foram levados à França por Catherine de Medici para o seu casamento com o Rei Henrique II em 1533. Naquela época eram apenas biscoitos de amêndoas sem recheio. O Macaron atual tornou-se conhecido quando o chef Pierre Disfontaines teve a idéia de utilizá-los em pares com um recheio cremoso. Eles possuem uma coloração intensa, um brilho e uma textura crocante por fora, macia e puxa-puxa por dentro. Eles são conhecidos também por: mini-casadinhos, merenguinhos, bolachinhas coloridas, mini hamburguinho, macarrone.

 

Ingredientes

 

1/2 xícara (chá) de clara de ovo | 3/4 xícara (chá) de açúcar refinado | Gotas de corante na cor de sua preferência | 01 xícara (chá) de farinha de castanha de caju | 01 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

 

Modo de preparo – Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade. Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de castanha de caju e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro. Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo (ou sobre uma fôrma de silpat) pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos). Leve a assadeira para o forno pré aquecido a 100ºC por 10 minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos.

 

Dicas e informações importantes – Não aumente mais do que 130ºC para não rachar os Macarons. Retire a assadeira do forno e deixe os macarons esfriarem por 10 minutos e depois desinforme. Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarons (no lado reto). Nessa cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macaron.

 

Ingredientes para o Recheio de Ganache

 

150g de creme de leite | 300g de chocolate meio amargo picado

 

Modo de preparo – Numa panela em fogo médio coloque creme de leite e deixe ferver. Numa tigela coloque chocolate meio amargo picado e junte o creme de leite (que foi fervido). Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarons.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Fica simplesmente, DIVINO!
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Compartilhe: