Tudo sobre o Projeto Neumann: Com certeza você não se espanta com a afirmação de que videogames não são apenas meros passatempos de jovens nerds, certo? Afinal de contas, anos e anos de jogatina e experiências com os controles em mãos nos provaram que videogames podem ser educativos, terapêuticos e, (por que não?), benéficos para a saúde.

 

Mais uma prova disso é o Projeto Neumann, um game que tem a intenção ajudar as pessoas a treinar a atenção, planejamento, controle de inibição e demais habilidades cognitivas. O objetivo é que o game se torne uma ferramenta de uso psicoeducativo para crianças em tratamento que apresentem algumas dessas dificuldades, reforçando o aprendizado, autonomia e autoconhecimento de forma que desenvolvam tais habilidades ao mesmo tempo em que interagem com um jogo imersivo e divertido.

 

Tal projeto é fruto de duas mentes brilhantes: o neuropsicólogo Thiago Riveiro e o Prof. Orlando Francisco Amodeo Bueno. Para eles, o game tem tudo para se tornar uma importante ferramenta para o tratamento de crianças e adolescentes que apresentem desvio de atenção e controle inibitório. Além deles, o projeto conta com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, da Duke University, entre outros.

 

Basicamente o game mistura elementos de aventura e RPG, incentivando ao longo da jogatina que o jogador mantenha sua atenção ao mesmo tempo em que controla impulsos motores e do pensamento. Sem dúvidas este é um projeto muito bem intencionado e que deve render bons resultados para a pesquisa do tratamento de desvio atencional. Vamos torcer pelo sucesso da pesquisa. E vale mais uma vez o slogan: Games divertidos e científicos são possíveis!

 

O Projeto Neumann é um candidato a participar da E3 2013, onde será apresentado por seus idealizadores e terá a chance de alçar grandes voos. Mas para que isso aconteça, os criadores precisam angariar votos o bastante em uma votação que tenciona levar alguns desenvolvedores para L.A. Você pode ajudar, bastando apenas votar no jogo e deixar com que a E3 também seja palco para games científicos. No site do projeto você conhece mais sobre o game e como ele pode ajudar as pessoas e diverti-las.

 

Abaixo você confere o vídeo de gameplay da fase da Caça a Bruxa, nela os jogadores devem planejar cuidadosamente seus movimentos e evitar bolas de fogo. De acordo com os desenvolvedores, ela ajuda com planejamento visual, atenção visual, planejamento e tolerância a frustração. (Fonte do post: Game Reporter)

 

Veja mais sobre o projeto:

 

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Dá muito orgulho de ser brasileiro!
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter