Para quem curte rock, sempre vai existir aquela banda que começou tudo! A primeira música, o primeiro refrão, o primeiro riff… Então resolvi listar algumas bandas que servem como “porta de entrada” para muita gente num mundo novo chamado: Rock.

 

Geralmente você é um garoto(a) que nunca deu muita atenção para música, ou gostava de algumas coisas genéricas e aí do nada, seja na televisão, rádio ou internet, aquele som chega até você. E aquilo muda sua vida! Aos poucos você conhece quem fez aquele som, e vai se interessando, conhecendo mais as bandas, conhece pessoas que também gostam e uma coisa puxa a outra…e pá! Quando menos se espera, tá andando de camisa preta na rua com a logo de alguma banda no peito!

 

Outros entram nesse mundo através de parentes: sempre tem na família aquele primo, tio ou até seu próprio pai rockeiro. E uma banda que que serve para trazer muita gente pro time dos camisas pretas é o IRON MAIDEN. O Iron Maiden é um monstro, uma lenda, um dos gigantes do metal. Os entendidos sabem disso. Porém, para o garotinho que escuta pela primeira vez, é a coisa mais pesada que existe. E quando você escuta isso pela primeira vez:

 

 

A sua cabeça explode. Ou não gosta(são poucos) ou vicia. E aí vem os outros clássicos da banda, os shows ao vivo.. Aquilo toma conta de você! E muitos vão lá e compram a boa e velha camisa preta com a logo do “Fear of the dark”. Tem muita gente, porém, que inicia sua “vida” no rock por meios mais “comerciais”. É incrível quantidade de jovens, que na sua mocidade (kkkkkkkk) se interessaram por rock através desses caras:

 

 

Hoje, o LP faz um som mais puxado para o eletrônico e vem agradando uma nova leva de adolescentes. Porém essa galera tá mais voltada para balada do que para mosh( mosh é quando você, durante o show, salta do palco para o público. Cerifique-se primeiro que o pessoal REALMENTE vai te segurar, antes de tentar!) . Há uns 5,6 anos atrás, o LP tocava em 7 de 10 discman´s nos colégios e faculdades por aí. E dai a pessoinha ia descobrindo novas coisas. Tem também as pessoas que se “iniciaram” com bandas mais tradicionais. Geralmente conduzidos por pessoas bem mais velhas, são direcionada a bandas como DEEP PURPLE:

 

 

O Deep Purple é mais um dinossauro do rock e tem tanto clássico, tanto, que fiquei em dúvida do que colocar no post. Como é algo feito para uma galera mais iniciante, fui ao clássico absoluto. Importante frisar que essa música não é só porta de entrada para quem começa a ESCUTAR rock, mas quem também começa a aprender a tocar os instrumentos que geralmente compõe uma banda de rock. Para iniciantes na guitarra, baixo, teclado e bateria, essa música é perfeita para treinar.

 

Teve muita gente que começou a gostar do estilo através da MTV. E uma banda que tocava direto na MTV no auge era essa:

 

 

O RHCP nunca sai de moda. Lógico, as vagas emagreceram um pouco, mas nada muito grave. O último álbum foi bem aceito, tem boas músicas e mantém o ritmo. Mas que a saída do guitarrista John Frusciante foi um golpe duro ninguém pode negar. Mexeu na banda, mas aos poucos estão se recuperando.

 

Essa foi a primeira parte dos posts de bandas que iniciam as pessoas na vida “rockstíca”. Na próxima, vou colocar a veia mais “punk” e também o lado mais clássico! Quem tiver dúvidas, sugestões e/ou críticas, só deixar um recado nos comentários ou mandar um e-mail para: contato@coxinhanerd.com.br que responderemos prontamente! (Mentira!).

 

Perfil Jefferson

Jefferson Montenegro

Tinham que dar aula de rock nas escolas pros pequininhos.
O mundo seria bem melhor.(Brincadeirinha!)

Facebook | Twitter

Compartilhe: