Você fica na postura certa quando usa o celular?

-por , em 18/11 -
Você fica na postura certa quando usa o celular?

Quem já não se pegou com dores nas costas ou  nas mãos por conta das horas dedicadas ao querido smartphone ou tablet? Nem adianta disfarçar porque se eu posso assumir que já fiquei muitas vezes, então você pode também! 🙂 Brincadeiras a parte, esse é realmente um assunto muito sério, até porque, nos dias atuais, é muito difícil encontrar alguém que não seja adepto do uso de diferentes tecnologias em diferentes momentos do dia a dia. Mas, você sabia que, embora o uso de celular e notebook (por exemplo) facilite nossa vida, quando utilizadas em posições inadequadas, pode prejudicar a coluna?

Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, diretor do Instituto Pilates, muitas pessoas costumam demonstrar dores musculares e lesões por esforços repetitivos (LER), além de hérnias de disco cervicais por causa da má postura durante o uso destes aparelhos. “Normalmente, o uso desses aparelhos é feito com a cabeça inclinada para baixo, o que pode causar desvio de coluna, causar o desgaste do disco que fica entre as vértebras e contribuir para o aparecimento de uma hérnia”, informa.

Como prevenir?

A Lesão por Esforço Repetitivo é comum por causa do uso sem pausas de tecnologias como tablets, celulares, notebooks e computadores, por exemplo. “O ideal é realizar pausas a cada hora para relaxar a postura, dedos e punhos. Outra medida importante para quem deseja prevenir dores causados pelo uso excessivo do celular é sempre acessá-lo na altura dos olhos, sendo que um braço deve estar cruzado dando o devido aporte para o outro braço. Isso evita a sobrecarga da musculatura cervical”, sugere Montenegro.

Confira outras dicas do especialista:

· – Evite segurar o aparelho celular ou o telefone fixo com o ombro, pois isso pode causar uma tensão na musculatura cervical e sobrecarregar as articulações;

· – Depois de 30 ou 40 minutos de uso dos aparelhos, faça uma pausa para descansar a musculatura;

· – Evite usar o tablet no colo, pois essa ação faz com que você fique olhando para baixo e pode provocar dores na região cervical. Coloque-o em um local que fique à altura dos olhos ou, se isso não for possível, coloque-o em cima de uma almofada para reduzir a inclinação da cabeça e manter a coluna reta.

pilates

Pilates para a prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo

Outra medida importante a ser tomada por quem pretende prevenir esses incômodos, é investir na prática de Pilates. Isso porque, ele melhora o padrão físico e postural do indivíduo e ainda fortalece e equilibra os músculos para que diminua o impacto sobre os mesmos diante das repetições excessivas de um mesmo movimento. “Essa atividade aumenta a lubrificação das articulações e diminui a rigidez das mesmas. Diante disso, ajuda o praticante a desenvolver movimentos de maneira mais fluída. Com isso evita a calcificação do tendão”, indica Helder.

Ainda com relação aos músculos, a prática de pilates faz com que os mesmos ficam mais alongados e proporciona um aumento da mobilidade das articulações. “O pilates evita que ocorre um desgaste nas articulações e nervos e, com isso, previne dores e inflamações. Isso ocorre, pois o praticante desenvolve uma consciência corporal que é trabalhada de dentro para fora do corpo. Com isso, além de adquirir um melhor alinhamento da postura, proporciona a realização de movimentos mais fluentes”, conclui Montenegro. Instpilates

Cris Siqueira
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Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

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