Fala meu povo! Na última semana, contamos para vocês sobre a nova série do Porta dos Fundos para o canal Comedy Central Brasil. Mas, como dissemos, não se trata de uma série de esquetes – produto mais popular do grupo na internet. João VicenteGregório Duvivier Luis Lobianco se juntaram a Gustavo Miranda Andres Giraldo em um projeto incrível que reúne improviso, sinceridade, música e muita diversão. A série é composta por cinco episódios, que serão exibidos no canal Comedy Central a partir do dia 14 de março as 23h.

Nós conferimos os três primeiros episódios da série e já posso dizer que foi uma das experiências mais complexas que tive com seriados nos últimos tempos. Vou explicar: Portátil não é uma série comum, na verdade, a sensação que temos é a de um grande Inception! Trata-se de uma série sobre o making of de uma peça que faz parte de um projeto de improvisação sobre a história da vida de pessoas comuns. Não tem como assistir Portátil e não se sentir parte daquilo tudo.

Gregório, João e Lobianco tem uma sintonia em vida muito evidente, até porque, eles já trabalham juntos no Porta dos Fundos – já sabemos que funcionam bem em qualquer situação. O elemento Gustavo Miranda é um ganho em cena fora do normal – até para nós que temos o hábito de criar resistência incoerente sobre qualquer coisa. Eu não o conhecia, mas logo no primeiro episódio, entendemos quem ele é, o que ele faz ali com o grupo e o nível de importância que tem a sua participação. Compreendemos, através da explicação dos outros componentes e das pequenas cenas que são mostradas, que ele é parte fundamental do projeto como um todo – quase como a tela da televisão ou do computador. Sem ele, só escutaríamos histórias, mas não viveríamos e visualizaríamos absolutamente nada.

Portátil Porta dos Fundos Comedy Central

Andres Giraldo é um verdadeiro presente em cena. Posso dizer que ele dá “cor à vida de Chaplin?” – acho que sim! Ele é o cara que nos envolve em emoção, que dá sentido à cena, que coloca os outros quatro componentes do grupo, unidos por uma só linha: contar a história da peça. O ritmo colocado em cada situação, agregado à determinação e respeito à história que será contada, faz com que o palco completamente escuro, com um pano de fundo branco tematizado apenas com cores, se transforme em um novo universo, completamente preenchido de imagens, emoções, objetos, pessoas e situações.

Portátil - Joao Vicente e Luis Lobianco

Em cada um dos episódios, acompanhamos o grupo em sua primeira turnê pelo Brasil e Portugal. Conhecemos algumas histórias contadas na peça, vemos as reações da platéia, a visão da direção, da produção, dos atores mas, principalmente, a história de Portátil (enquanto projeto) sendo construída. Não é uma peça de improviso apenas. É uma história sobre histórias de pessoas, contadas por atores que sentem prazer em ser diferentes personalidades da forma mais extrema possível. Logo nos primeiros 5 minutos do primeiro episódio, sentimos uma necessidade surreal de ver a peça, de participar da peça, de estar ali na platéia e contar nossa história para eles. Porta dos Fundos, me leva para o mundo de Portátil! Nunca te pedi nada! 

Portátil no Comedy Central - Gustavo Miranda e Gregorio Duvivier

Para satisfazer os espectadores, o quinto e último episódio da série mostra um espetáculo de Portátil completo – isso mesmo, a peça, na íntegra. Para completar, o Comedy Central vai publicar a série completa, em seu aplicativo, no dia 19 de março, com um sexto episódio (extra) que também é uma sessão da peça completa! Ou seja gente, é muita alegria para uma só nerd, eu precisava compartilhar isso com vocês!

Portátil é uma peça, um projeto e uma série para a família toda, para todos os tipos de amigos e profissionais. É um presentinho do Porta dos Fundos e do Comedy Central – pelo menos eu me senti assim, quando assisti aos episódios – presenteada por quem produziu. Espero que todos vocês se sintam assim também e, sinceramente, não vejo a hora de conferir a peça ao vivo! Deve ser incrivelmente sensacional!

MERDA! – POOOOOOOOOOOOOORTÁTIL! PARAM!

Baixe aqui o app do Comedy Central: iOS | Android