Por que os fones de ouvido sempre tem nós?

Por que os fones de ouvido sempre tem nós?

Você simplesmente não consegue explicar porque seus fones fazem todos os tipos de nós possíveis e imagináveis quando estão no seu bolso ou mochila, não é? Mas, sabia que existe uma explicação cientificamente comprovada para isso? Embora pareça ser pura Lei de Murphy, que algo irá inevitavelmente acontecer, não é exatamente isso o que acontece aos fones! Então, antes que você se enfureça e desfaça os nós com uma tesoura, deixe-me explicar essa curiosidade para vocês!

De fato, ter fones embolados é irritante! Porque sempre dá um trabalhão para você conseguir que eles voltem ao normal. E quando consegue, eles ousam te desafiar novamente, aparecendo outra vez embolados! Os fios sempre se enrolam, já que  são longos e flexíveis. Mas, independente de ser a lei de Murphy ou algum um duende morando nos seus bolsos, o fato de os fones embolarem está ligado as vibrações do ambiente!

A explicação cientifica nos diz que os alto-falantes dos fones de ouvido possuem a propriedade de captar e emitir vibrações. Quando ligados, os fones emitem vibrações que se convertem em sons. Quando desligados, eles captam as vibrações emitidas pelo ambiente. Essa vibração é transmitida ao longo do fio, causando sutis movimentos, praticamente imperceptíveis a olho nu, mas suficientes para aos poucos fazer com ele se embarace a si mesmo!

Você pode até mesmo fazer um teste! Caminhe por um praça ou parque tranqüila com os fones nos bolsos, ele quase não terá nós. Depois, faça o mesmo em uma feira ou em uma avenida bastante movimentada!

Uma dica para amenizar o efeito: nunca enrole os fios sempre para o mesmo lado, alterne entre sentido horário e anti-horário! 😉

Arthecia Ferreira
por

Arthecia Ferreira

Fã incondicional dos Simpsons, só tenho Iron Maiden na playlist, incluindo meus dois álbuns favoritos, que são: The Final Frontier e The Boook of Soul! Sou a favor de Pizza hoje, Pizza amanhã, Pizza sempre!

Recomendamos para você