Ponte para Terabítia

-por , em 11/10 -
Ponte para Terabítia

Coxinhos Nerds, bora começar o dia das crianças mais cedo? Vou fazer um post para cada coluna oficial da CoxinhaNerd baseado no dia das crianças, mas nunca abandonando o lado nerd de ser de cada um de nós! A começar pelo filme de hoje – Ponte para Terabítia, que é de longe um dos filmes mais changeling** (na minha opinião, que fique claro) de todos os tempos.

O filme Ponte para Terabítia é baseado na obra de Katherine Paterson, publicada em 1977 nos Estados Unidos pela primeira vez. O livro foi escrito por Katherine para ajudar seu filho mais novo, David, a enfrentar um grande trauma. O livro foi tão bem aceito por David, que ele próprio ajudou a escrever o roteiro e produzir o filme ao lado de Lauren Levine.
Paralelo com a coleção de Nárnia — No livro, Leslie empresta seus livros de Nárnia para Jess aprender como funciona um reino mágico e como um rei deveria se comportar. Diferente do que muitos pensam, Ponte para Terabítia pode até trazer conceitos também utilizados em Nárnia, mas a semelhança não é total. Neste filme e livro, o reino mágico é apresentado como uma fuga da realidade, o fantástico e o real se esbarram a todo o momento e as horas das crianças são divididas entre os momentos em Terabítia, a convivência em família em suas casas e as horas passadas na escola. Os preconceitos são colocados em prova, os problemas sociais e as descobertas da fase inicial da adolescência, sempre demonstrando o quão difícil para as crianças é passar por este tormento.
Ponte para Terabítia, lançado em 2007, nos lembra das dificuldades reais da infância e se mostra um filme sobre e para crianças – não sendo julgado apenas como um filme infantil. A história se passa na zona rural americana, onde Jess, único filho homem entre quatro irmãs (duas mais velhas e duas caçulas), se vê obrigado a assumir as responsabilidades dos trabalhos pesados e manuais quando seu pai não está em casa. Seus únicos momentos de diversão são quando está em seu quarto desenhando ou treinando corrida para se tornar destaque em alguma coisa na escola.
No primeiro dia de aula Jess participa de uma corrida e tem a chance de se vingar de um dos meninos que constantemente o “zoa” na frente dos demais. Para sua surpresa uma aluna nova, Leslie, se coloca para participar da corrida e vence! Jess imediatamente se sente mais humilhado ainda e Leslie tenta se aproximar mostrando que só queria se enturmar. Na volta para casa eles disputam novamente uma corrida, mas desta vez de brincadeira e acabam por entrar na floresta, onde a fantasia começa a acontecer.
Comentário da Coxinha: O filme mostra muito mais do que crianças brincando de faz-de-conta, mostra como precisamos dessa fuga da realidade para entender o real sentido das coisas. Na vida, nem tudo são flores, todo mundo sabe, mas também nem tudo é horrível o tempo inteiro. A pureza encontrada em uma criança é uma dádiva que devemos fazer de tudo para não perder. Não confundam pureza com ingenuidade, podemos ser pessoas fantásticas de acreditarmos que realmente somos!
**Changeling — “O Sonhar” é o último dos cinco RPG originais da linha Mundo das Trevas, White Wolf, Lobisomem: O Apocalipse, Vampiro: A Máscara, entre outros, que foram criados por um dos mais famosos escritores de RPG do mundo, Mark Hein Ragen. O jogo é sobre fadas porém com uma visão muito diferente sobre as mesmas, excluindo assim aquela ideia de fadas minúsculas e com asinhas cintilantes, meigas, como Sininho do Peter Pan. O contexto se passa no mundo atual só que um pouco futurístico onde a civilização já está se matando, esses seres sobrevivem graças ao Glamour que ainda existe, por menor que seja, e lutam contra a banalidade para manter essas fontes de glamour vivas.
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você