Uma ponte de dragão que cospe fogo mesmo!

-por , em 16/04 -
Uma ponte de dragão que cospe fogo mesmo!

Olá Coxinhos, tudo bem? Ao redor do mundo, monumentos específicos da cultura de cada país são admirados. É de conhecimento de todos a paixão oriental e o respeito desse povo pelos dragões, pode até ser meio incompreensível, já que os dragões para nós, ocidentais, é um animal bastante fantasioso demais. Mas por lá, eles são muito mais do que frutos de uma imaginação fértil, quer entender o porque? Então eu explico.

 

Na China, a presença de dragões na cultura é anterior mesmo à linguagem escrita e persiste até os dias de hoje, quando o dragão é considerado um símbolo nacional chinês. Na cultura chinesa antiga, os dragões possuíam um importante papel na previsão climática, pois eram considerados como os responsáveis pelas chuvas. Assim, era comum associar os dragões com a água e com a fertilidade nos campos, criando uma imagem bastante positiva para eles, mesmo que ainda fossem capazes de causar muita destruição quando enfurecidos, criando grandes tempestades. As formas quiméricas do dragão Lung chinês, que misturam partes de diversos animais, também influenciaram diversos outros dragões orientais, como o Tatsu japonês.

 

Nos mitos do extremo oriente os dragões geralmente desempenham funções superiores a de meros animais mágicos, muitas vezes ocupando a posição de deuses. Na mitologia chinesa os dragões chamam-se long e dividem-se em quatro tipos: celestiais, espíritos da terra, os guardiões de tesouros e os dragões imperiais. O dragão Yuan-shi tian-zong ocupa uma das mais altas posições na hierarquia divina do taoísmo. Ele teria surgido no princípio do universo e criado o céu e a terra. Nas lendas japonesas os dragões desempenham papel divino semelhante. O dragão Ryujin, por exemplo, era considerado o deus dos mares e controlava pessoalmente o movimento das marés através de jóias mágicas.

 

Mas porque estamos falando de dragões? Não é por causa da história em si ou por alguma coisa da China, mas sim do Vietnã, país bem próximo que segue mais ou menos as mesmas culturas. Lá, construíram uma linda ponte, um verdadeiro monumento aos dragões, como pode ser visto nas diversas imagens abaixo e no vídeo que segue, é simplesmente fantástico! Vejam só:

 

dragao 1

dragao 2

dragao 3

dragao 4

dragao 6

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Se for ao Vietnã, não esqueça de visitar esta ponte, ok?
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você