Nesta quinta feira, dia 13, foi executada a segunda fase da Operação Barba Negra em uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Interpol, que ano passado derrubou o famoso site de compartilhamento de filmes Mega Filmes HD. Dessa vez eles deram fim em mais 3 sites e prenderam 5 pessoas envolvidas, com uma ainda foragida.

As páginas que foram retiradas do ar foram armagedomfilmes.biz, filmesonlinegratis.net e megafilmeshd20.org, sendo esse último bastante visitado desde a queda do primeiro site ano passado. Ao visitar os dois primeiros é possível ver uma mensagem da PF dizendo que “o domínio está indisponível por ordem da 1ª Vara da Justiça Federal da subseção de Sorocaba”.

As operações foram realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba, com os hackers sendo encontrados em suas casas, presos e tendo seus bens apreendidos.

Segundo a polícia, os sites operavam de forma ilegal, arrecadando dinheiro por meio de anúncios e compartilhando filmes com direitos autorais protegidos, e juntos possuíam 768 milhões de visitas anuais, valor comparado a grandes portais de notícia. Além do Brasil os sites também eram muito visitados no Japão e Portugal e tinham acessos de vários outros países.

Para a operação, a PF contou com a ajuda da Interpol, a organização internacional de cooperação entre polícias.

Aplaudida por alguns pela eficiência na operação, muitos se perguntam porquê a polícia foi tão contundente nesse caso mas não o faz em milhares de outros casos de violência e corrupção pelo Brasil. O que você acha nessa discussão? Deixe sua opinião aqui nos comentários e em nossas redes sociais, é tudo COXINHANERD!!!

Leia mais sobre Tecnologia