Tudo que fica famoso – e muita coisa que não fica – tem suas polêmicas. Desde personalidades, filmes ou empresas. A saga Harry Potter não foge à essa regra e, mesmo que nada tenha chegado perto de manchar a imagem da história, trouxe suas notícias controversas. Veja aqui no blog as seis maiores polêmicas envolvendo o mundo de Harry Potter!

Daniel Radcliffe não queria mais interpretar Harry Potter

Em 2014, quando J.K. Rowling anunciou a peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, todos já ficaram eufóricos imaginando uma possível adaptação do roteiro para os cinemas. Como o personagem de Harry adulto aparece na história, o ator que interpretou o bruxo durante todo o seu crescimento já foi cogitado pelos fãs como possível envolvido nesse novo filme. Mas Daniel deu um banho de água fria, afirmando que não pretendia voltar a interpretá-lo por vários motivos, o que gerou uma revolta na internet. Agora em 2016 o ator voltou a ser questionado sobre o fato, mas dessa vez deu uma resposta menos negativa, afirmando que pode pensar na possibilidade dependendo do roteiro do filme.

Jamie Waylett, ator que interpretava Crabbe, é preso e não participa dos dois últimos filmes

Em Relíquias da Morte – Parte 1 ficamos um pouco surpresos com a falta do personagem Vincent Crabbe, fiel seguidor de Draco Malfoy, que foi importante em algumas passagens no sétimo livro. Em seu lugar vemos Blásio Zabini, aluno da Sonserina quase não mencionado nos livros. O fato ocorreu pois o ator que interpretava Crabbe, Jamie Waylett,  foi preso em 2009, antes do início das gravações dos dois últimos filmes, por porte de drogas. Ainda em 2012 o ator voltou a ser preso por participar de assaltos e incêndios criminosos em Londres.

Divisão de Relíquias da Morte em dois filmes

Em 2008 foi anunciado que o último livro da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte, seria adaptado para os cinemas em dois filmes diferentes, divididos entre parte um e dois. Na época isso ainda não era tão comum e gerou diferentes opiniões, com alguns fãs defendendo que a escolha seria ótima para o filme ser o mais fiel possível ao livro e outros acusando os produtores de terem tomado a decisão visando o lucro praticamente dobrado. Os filmes aconteceram e foram sucessos estrondosos, e acabou que Hollywood adotou o modelo, pois logo em seguida tivemos as sagas Crepúsculo, Jogos Vorazes e Divergente tendo seus finais divididos em dois filmes, além de Liga da Justiça e Vingadores: Guerra Infinita já programados para seguir o mesmo caminho.

J.K. Rowling teve que usar essa abreviação para não assumir que a responsável por Harry Potter era mulher

Joanne Kathleen Rowling é o nome verdadeiro da escritora de Harry Potter, mas poucos a conhecem assim. Quando lançou o primeiro livro da saga, seu agente e a editora que aceitou publicá-la – Bloomsburytiveram medo que os meninos não fossem se interessar por um livro de aventura escrito por uma mulher. Para contornar isso, pediram à autora que assinasse como J. K. Rowling, abreviação que não revela seu sexo. Quando isso foi levado a público muitos ficaram revoltados com a decisão da editora, mas como o nome já estava famoso, tudo ficou desse jeito mesmo.

Sexualidade de Dumbledore

Em 2007, Rowling. revelou em um evento que o ex-diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore é gay. Antes dessa afirmação nada era claro nos livros, apesar que terem sidos criados muitos rumores em cima desse assunto. A afirmação gerou polêmica, com muitas pessoas infelizmente criticando a autora por isso. Em 2015, ao ser questionada sobre o porquê de ter anunciado tal informação, ela respondeu em seu Twitter que “gays são simplesmente pessoas” e o fato do personagem ter um não uma determinada opção sexual não determina nada sobre ele, apenas sua vida pessoal. Para completar, parece que teremos mais sobre essa história nos filmes de Animais Fantásticos, como foi relatado aqui no blog.

Escolha de Johnny Depp para Animais Fantásticos

A notícia de que o ator Johnny Depp foi escalado para realizar os filmes de Animais Fantásticos dividiu os fãs mais uma vez. A qualidade interpretativa do ator é inquestionável, como podemos ver em Piratas do Caribe, Alice no País das Maravilhas ou Edward Mãos de Tesoura. O que gerou confusão foi o fato do ator ter sido acusado de ter agredido sua ex-esposa, a também atriz Amber Heard. Após muitas discussões, a própria J.K. Rowling disse estar feliz com a escolha, mas os fãs ainda brigam para saber se a decisão foi acertada ou não.

É claro que todas essas polêmicas são normais pra qualquer sucesso de Hollywood, ainda mais sendo tão duradouro. Na verdade Harry Potter até tem poucas delas, sendo uma saga extremamente amada e defendida pelos seus fãs, que não são poucos.

O que você achou dessa lista? Faltou alguma coisa? Não deixe de comentar aqui em baixo e em todas as nossas redes sociais: é tudo COXINHANERD!

Leia mais sobre Harry Potter e Filmes

Compartilhe: