Gosto, obviamente, é algo indiscutível, principalmente o gosto musical. Qual seria sua reação ao saber que sua música favorita foi plagiada? A minha seria de pura indignação! Vai me dizer que você nunca ouviu uma música que o riff lembrava outra? Isso acontece o tempo todo e o que me deixa mais indignada são as bandas que plagiam suas próprias músicas!

 

Será falta de imaginação ou criatividade para desenvolver outra melodia? Você pode até não saber disso, mas muitas bandas de rock optam pelo plágio de músicas de bandas não conhecidas. Neste momento eu entro naquele ponto de músicas originárias de plágios que ficam melhores do que as originais.

 

Eu até poderia fazer um top “piores do plágio”, na verdade, do pior para o melhor, aquelas que você nem sabe que são plágios no final das contas, mas seria como entregar várias bandas de bandeja. Por isso resolvi citar um dos mais polêmicos, praticamente o rei dos plágios da mídia – ninguém menos do que Led Zeppelin.

 

plágio

 

Eu sou muito fã da banda, mas diante de todas as provas de plágio, fica difícil não desenvolver um olhar mais crítico. Você que é fã, pode argumentar que não são plágios, são singelas homenagens ou apenas uma simples coincidência, mas a semelhança é muito grande e todo o blá blá blá defensor é conversa para boi dormir. Não duvido (nunca) da capacidade de Jimmy Page transformar as músicas em clássicos arrebatadores, que fique claro.

 

Os fãs podem mesmo achar relativa a questão do plágio, existem aqueles que dizem que as bandas fazem como se fosse um “cover” daquelas originais. Eu não estou julgando, claro que algumas bandas tem créditos por fazerem versões inesquecíveis e extremamente diferentes das originais. Existem até algumas que, ao procurar quem foi o compositor, chegamos a nos assustar, de tão boas que ficam.

 

A música 100% original seria um mito no mundo da música ou uma verdade? Seria normal pensar que uma boa composição se faz de forma independente ou somente depois que os integrantes ouviram outro material? São perguntas conflitantes, eu sei, alguns fãs aceitam que o plágio existe e outros simplesmente não aceitam de forma alguma. Mas assim, nenhuma banda deixa de ser boa só porque plagia alguma coisinha de outra banda e nenhum fã deixa de gostar de uma música só porque ela lembra outra. Assista abaixo um vídeo com possíveis plágios:

 

 

Perfil Arthecia

Arthecia Ferreira

E aí? Qual a sua opinião sobre esse assunto?
Facebook | Twitter