Pita de Salada Grega

-por , em 02/07 -
Pita de Salada Grega

Adoro saladas diferentes, com sabores alternativos que nos fazem fugir um pouquinho ao famoso alface com tomate e cebola com azeite. Nenhuma dieta merece a mesma comida todos os dias. Hoje teremos uma receita de um dos países orientais com foco no Molho Tzatziki. O pão pita (ou árabe/sírio) é uma alternativa muito versátil ao pão fatiado normal, pois pode ser cortado e aberto ao meio para formar bolsos, prontos a receberem o recheio que quiser.

Nesta receita o pão pita é preenchido com uma tradicional salada Grega que é, obviamente, coberta com o Molho Tzatziki. Se for preparar a pita para poucas pessoas, será melhor preparar a salada e servir. Se for para muitas pessoas, será melhor disponibilizar aos seus convidados o estilo self-service. Chega de blá blá blá e vamos começar a cozinhar:

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite extra-virgem | 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto | 1 1/4 xícaras tomates cereja | 1 xícara pepino descascado e cortado em pedaços pequenos | 1 xícara de pimento verde cortado em pedaços pequenos | 2/3 xícara de cebola vermelha picada | 1/2 xícara de rabanetes cortados em pedaços pequenos (opcional) | 1/2 xícara de salsa fresca picada | 1 xícara de queijo feta esfarelado

Modo de preparo – Misture todos os tomates, o pepino, o pimento, a cebola, os rabanetes, a salsa e o queijo numa tijela grande. Junte o azeite e o vinagre, tempere com sal e pimenta e misture bem para que fique bem temperada. Preencha as pitas com a salada e adicione o Molho Tzatziki. Pode preparar a salada algumas horas antes ou até no dia anterior, desde que só a tempere perto da hora de servir. Tape a salada e coloque no frio para que esteja fresca na hora de servir. Coloque algum Molho Tzatziki numa molheira e coloque na mesa, para que as pessoas possam ir juntando à medida que comem. A Pita de Salada Grega é um prato ideal para um lanche ou para um almoço rápido e leve.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você