Todo mundo acha muito mais fácil criar receitas que levam um franguinho do que uma carne, acho que é por causa dos acompanhamentos e temperos. O frango realmente é muito mais fácil para temperar e chegar ao ponto certo na panela ou no forno. Mas nada impede de perdermos esse hábito (até porque o frango é muito mais barato) e em uma reuniãozinha de amigos ou família, dar aquela incrementada no cardápio com uma deliciosa picanha assada né? Exatamente, para aqueles que acham que a picanha serve apenas para comer em churrascos, enganam-se. A carne, além de ser naturalmente deliciosa, com um bom acompanhamento e tempero, feita na medida, vira um delicioso prato de almoço de domingo. Que tal experimentar?

Obs. Este prato demora em média 45 minutos para ficar pronto, rende mais ou menos 06 porções e contém 437 calorias por porção.

Ingredientes

01 kg de batata descascada e cortada em gomos / 1 1/2 litro e 1 xícara (chá) de água / 1 1/2 colher (sopa) de sal / 1/4 xícara (chá) de folhas de alecrim / 1 peça de picanha (1,5 kg) / 03 colheres (sopa) de tomilho fresco / 1/2 colher (sopa) de alho amassado

Modo de preparo

Prepare a batata com alecrim: cozinhe a batata em 1 1/2 litro de água por 15 minutos ou até ficar macia. Escorra e tempere com 1/2 colher (sopa) de sal e alecrim. Faça a picanha? com uma faca, retire um pouco da camada de gordura, deixando-a com 1 cm de espessura. Misture o tomilho, o restante do sal, o alho e tempere a carne. Aqueça o forno em temperatura alta. Quando estiver quente, coloque a carne numa assadeira com a camada de gordura voltada para baixo. Asse por 30 minutos e vire a peça. Junte a batata com alecrim e volte ao forno por mais 30 minutos. Durante esse tempo, acrescente uma xícara (chá) de água, aos pouquinhos, raspando o fundo da panela para obter um molho escuro. Retire do forno e sirva em seguida.

Compartilhe: