Conheça a pérola do sul na República Tcheca!

-por , em 04/12 -
Conheça a pérola do sul na República Tcheca!

Se você quer se deixar encantar pela beleza de uma cidadezinha tranquila na Europa, inclua na sua lista a tcheca Ceský Krumlov. Certamente você primeiro irá passear pelas famosas ruas de Praga, mas a República Tcheca tem uma lista de belas cidades que merecem sua visita e Cesky é uma delas. Imperdível.

Monumentos para perder de vista

Deixando Praga você viaja apenas 130 km! Não deixe de conhecer essa pérola medieval, situada no Sul da Boêmia e incluída na lista da UNESCO. Não é para menos, são cerca de 300 monumentos históricos que contam a prosperidade que esta cidade viveu na Idade Média. Ruas estreitas, casarios centenários, lojinhas de suvenir, aconchegantes restaurantes à beira do rio Moldava e um complexo arquitetônico que inclui uma castelo, um belo pátio histórico, igrejas, jardins e palácios. O mais interessante é que parte da cidade é cortada pelo rio em forma de curvas, o que a deixa ainda mais atrativa.

Você já esteve em um castelo?

O castelo de Cesky Krumlov começou a ser construído em 1253 a mando do lord Krumlov e a partir daí a cidade começou a ser construída ao seu redor. A localização dela garantiu sucesso na rota comercial da Boêmia através da navegação pelo rio Moldava, o mesmo que corta a capital tcheca, o que financiou por muito tempo a prosperidade da cidade.

Ao visitar o interior do castelo você é levado pela história de séculos e pode ver com seus próprios olhos a decoração, os artigos de porcelana, tapetes e as obras de artes espalhadas pelos vários ambientes. A visita é guiada e é feita em grupos de no máximo 40 pessoas , sendo possível escolher o tipo de visita que pode lhe interessar mais, como: o museu, a torre e o lapidário do castelo, além dos domicílios das famílias aristocratas que ali viveram. Principalmente para a criançada, vale a pena dar uma olhada na morada do urso, está abaixo da ponte do castelo, é o morador permanente.

Perca-se nos jardins

Não esqueça de caminhar pelos jardins que ficam por trás do castelo, são 11 hectares divididos em 4 grandes terraços. É lá que fica a fonte cascata, uma das mais belas da boêmia, foi construída no século XVIII e renovada entre os anos de 1996 e 1998. Na primavera e no verão, os desenhos floridos do jardim encantam qualquer turista. É nesta parte do ano que geralmente há feirinhas próximas ao castelo, uma oportunidade de conhecer ainda mais artigos de artistas locais.

A torre cilíndrica do castelo é vista de longe e é um símbolo da cidade, suba seus 160 degraus e ganhe uma exuberante vista de toda a cidade. Melhor local para tirar fotos e admirar a arquitetura e a natureza que se unem nesta região. A poucos metros do castelo há a Igreja de São Vítor, exemplo neogótico de destaque, foi construída no século XV.

feirinhas republica tcheca

Feirinhas para um tempo agradável

Passei pelas ruas de Ceský, sem pressa. Explore as ruelas medievais, perca-se pelas ruas de pedras. A cidade é pequena, fácil de percorrer e é um convite aos olhos. As lojinhas são uma atração à parte, têm suas janelas decoradas com artesanato, cerâmica e produtos locais, como: brinquedos de madeira e marionetes.

Se você estiver no período de Natal, as feirinhas natalinas imperam nas ruas como em outras partes da Europa, as praças são um espaço ideal para comprar artigos natalinos e ver o brilho das lâmpadas que enfeitam telhados e árvores cobertas pela branca neve, ao invés de papai noel, as crianças tchecas acreditam que é o Menino Jesus de Praga que traz os presentes.

Desfrute os sabores da bebida mais famosa por aqui…

Depois de uma tour pela cidade, prove as delícias da cozinha tcheca. Sopas, linguiças, carnes em molhos picantes e beba o “pão líquido”, como é chamada a cerveja. O país reclama sua primeira posição no raking de consumo. A bebida mais adorada pelos tchecos é servida em canecas de 300 ou 500ml.

Guest post de Roberta Clarissa Leite! Seja bem vinda sempre por aqui! <3 Beijinhos!

 

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você