Quando o nome Percy Jackson é mencionado, muitos relembram o desastre cinematográfico de 2010. A história de Rick Riordan sobre mitologia é, porém, uma das maiores sagas literárias que existem. O autor já abordou a mitologia de diferentes lugares em suas páginas, indo muito além do pouco mostrado nas telas de cinema.

Enquanto Percy Jackson é voltada para a mitologia grega, o “riordanverso” é muito mais extenso. Personagens igualmente divertidos ou até mesmo mais bem trabalhados do que aqueles que conhecemos nos cinemas são apresentados ao longo de suas novas tramas. E com a chegada da série sobre Percy ao Disney+, resolvemos apresentar a vocês um pouco mais sobre as outras sagas de Riordan.

As Crônicas dos Kane

Composta por três volumes principais e um livro acessório, por enquanto, aqui Riordan nos leva direto para a mitologia egípcia. Os protagonistas são aqueles cujo sobrenome dá nome a saga. Sadie e Carter Kane são irmãos adolescentes, responsáveis pela narração dos livros. Após descobrirem que são descendentes de faraós, tornam-se hospedeiros de antigos deuses egípcios. Sadie hospeda Ísis e Carter é o hospedeiro de Hórus.

Eles viveram separados desde a morte da mãe, a antropóloga Ruby Kane. Enquanto Carter seguiu viajando pelo mundo com o pai, o egiptólogo Julius, Sadie viveu com os avós em Londres. A história começa com Carter e Sadie aos 14 e 12 anos, respectivamente. Na véspera de Natal, o pai os leva ao British Museum, em Londres. Ele alega precisar examinar artefatos, mas tudo termina com uma grade explosão e o desaparecimento de Julius. É então que tudo começa, inclusive a introdução de Amós Kane, um tio dos irmãos.

Os Heróis do Olimpo

Para muitos essa é a sequência de Percy Jackson e é a primeira história a fazer um paralelo com a primeira saga. Assim como Os Olimpianos, Riordan escreveu cinco livros para essa nova saga. Aqui somos apresentados a um outro acampamento, o Acampamento Júpiter. Enquanto no Acampamento Meio-Sangue os semideuses vestem laranja, aqui os trajes são roxos e amarelos. A série dos Heróis do Olimpo traz os livros: O Herói  Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, Casa de Hades e O Sangue do Olimpo.

O protagonismo aqui fica por conta de Piper McLean, Leo Valdez, Jason Grace, Hazel Levesque e Frank Zhang. E adivinhem? Eles recebem a Grande Profecia e precisam lidar com os “rivais” gregos para conquistá-la. O inimigo aqui é algo um pouco pior do que Cronos, pois estamos lidando com a Mãe Terra, Gaia. Alguns dos nomes de Percy Jackson retornam como personagens secundários.

Magnus Chase e os Deuses de Asgard

E é claro que os nórdicos não ficariam de fora das histórias de Rick Riordan. A trilogia sobre mitologia nórdica traz Magnus como seu protagonista e não é preciso ir muito longe para pegar a primeira referência ainda na primeira página. Basta olhar o sobrenome de Magnus para entender. A trilogia é composta pelos livros: A Espada do Verão, O Martelo de Thor e O Navio dos Mortos.

Magnus é o narrador nessa saga e é um protagonista extremamente divertido. Ele perdeu a mãe em circunstâncias misteriosas e desde então vem morando nas ruas de Boston como um sem teto. Depois de dois anos embaixo de pontes, ele resolve invadir a cada do tio rico e o que descobre por lá muda sua vida. Magnus é filho de Frey, deus nórdico da fertilidade e primo de Annabeth. Ele descobre que morrerá em seu aniversário de 16 anos e após ser arremessado pelo gigante Sturt, Magnus vai parar no Hotel Valhala, o paraíso dos guerreiros nórdicos.

As Provações de Apolo

A última saga de Riordan a chegar nas livrarias e aqui vai a boa notícia, ainda não está terminada! Por enquanto foram quatro livros publicados: O Oráculo Oculto, A Profecia das Sombras, O Labirinto de Fogo e A Tumba do Tirano. Não é difícil imaginar o protagonista da história, mas ele não atende pelo nome do deus grego. Apolo foi expulso do Olimpo e recebeu a pior punição possível de Zeus: se tornou humano.

Ele acorda fraco e desorientado nas ruas de Nova York. Além de perder todos os poderes, o deus do sol é um adolescente de 16 anos, cheio de espinhas e com uma pequena barriga. E seu nome agora é Lester Papadopoulos. Ele precisa encontrar uma maneira de voltar ao Olimpo, mas precisa agradar Zeus. Mas sua lista de inimigos não é pequena e ele precisará resolver todos os casos do passado para conseguir o que quer.

As sagas de Rick Riordan foram publicadas pela Intrínseca no Brasil.

LEIA MAIS SOBRE LIVROS