PÉ NA ESTRADA | 5 razões para gamers e geeks organizarem uma roadtrip urgente pela Califórnia!

E O HOTEL CALIFORNIA? (BA-DUM-TSS)

O buscador de viagens Viajala.com.br listou motivos para conhecer a Costa Oeste norte-americana que vão muito além do Sillicon Valley e das Comic Con que acontecem por lá. Bora conhecer esses lugares!

SAN FRANCISCO

Meca do nerdismo californiano e uma das cidades mais bacanas das Américas, São Francisco já é conhecida pelo público por sediar empresas de tecnologia famosas, como Reddit, Uber, Twitter e Airbnb, mas tem muito mais para ver por lá. A começar pelo museu Exploratorium, um museu interativo de ciências cheio de experiências sensoriais. É daqueles onde você pode (e deve) tocar em todas as obras, mexer, girar, descobrir como funciona. Em teoria, é voltado para crianças, mas qualquer adulto interessado em tecnologia, química e física pira também. Sob o pretexto de que “as percepções noturnas são diferentes”, o museu abre nas quintas-feiras também ao fim do dia, em uma espécie de “happy hour” com música e outros eventos, fechado para maiores de 18 anos. Nesses dias, você pode explorar as atrações – como cruzar labirintos de espelhos, pontes cheias de neblina e corredores de luzes psicodélicas – com uma cervejinha na mão. Os geeks de carteirinha costumam fechar a viagem com um drink no The Interval, um café/bar que fica na fundação Long Now (entidade sem fins lucrativos que promove debates e seminários sobre cultura e sociedade) ou conhecer o Brewcade, que une o mundo gamer old school e a atmosfera hipster de San Francisco com um inacreditável fliperama de jogos clássicos que serve cervejas artesanais locais.

MOUNTAIN VIEW

Antes de chegar em San Jose, quando você estiver a caminho da Sillicon Valley Comic Con (que foi lançada no ano passado pelo engenheiro Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple), vale a pena passar em Montain View, cidadezinha que sedia o The Computer History Museum, maior museu de computadores do mundo, segundo o local. Com um acervo que começou a ser guardado lá em 1968, o museu traz fotos, filmes, documentos, software, calculadoras centenárias e exemplares raros de computadores. Toda a história e a evolução das máquinas, dos games e dos programas está contada ali, e a visita é gratuita.

LOS ANGELES

Chegando em Los Angeles, fliperamas como o Playland Arcade e o Family Amusement Corporation “feel like home” para os gamers clássicos. Na Sunset Boulevard, fica a Meltdown Comics, famosa loja de quadrinhos com o melhor acervo e ótimos eventos para o público nerd, de shows a exibições de filmes. No Griffith Observatory, um dos observatórios mais importantes do mundo, a vista de Los Angeles por si só já valeria o passeio. A entrada é gratuita e o lugar oferece exposições com mostras de meteorito, planetário, observações coletivas de eclipse e encontros noturnos e caminhadas sob as estrelas. Outro ponto peculiar no mínimo curioso da cidade é o Museum of Jurassic Technology, que mistura ciência, arte, história e algumas bizarrices jurássicas de autenticidade duvidosa.

FORT IRWIN

Entre Los Angeles e Las Vegas, está o Fort Irwin National Training Center, base militar das Forças Armadas dos Estados Unidos voltada para o desenvolvimento de técnicas de combate. Em uma espécie de Iraque fake, eles simulam de forma cuidadosa confrontos, explosões, varreduras e invasões, com mortos, feridos e prisioneiros, com soldados se esquivando em ruelas desérticas e prédios em ruínas. O vilarejo é tão real que tem passantes, moradores, vendedores de rua e prédios públicos milimetricamente calculados – até as dimensões de ruas e escadarias são diferentes do padrão norte-americano, para que os soldados se adaptem ao combate fora de casa. Quer assistir a um game de guerra ao vivo? Duas vezes por mês, grupos bem concorridos de cerca de 30 pessoas podem observar toda a movimentação. Cabe mais um desvio na viagem, para dentro do Arizona? Dá para visitar o Cinder Lake, uma base de treinamento para pisar na lua criada em 1967. O Serviço Geológico dos Estados Unidos transformou, com um bombardeio aéreo, os arredores de um antigo vulcão em um simulador que reproduz a geografia das crateras lunares. Tudo para evitar tropeços dos astronautas do Apollo 11, que pousariam na dita cuja dois anos depois. Ele fica nos arredores do Flagstaff, a cerca de 400 quilômetros de Las Vegas, e a caminhada “pela lua” é gratuita.

SAN DIEGO

Lá, dá para conferir a Comic-Con Internacional, uma das mais tradicionais do mundo – só que essa acontece só em julho. Se não for a época do evento, não perca a viagem e corra para conhecer um telescópio histórico. Na centro de pesquisa astronômica Palomar Observatory, no norte de San Diego, está o Hale Telescope, lançado em 1948. Pioneiro no uso de tecnologias muito avançadas para a época, ele tem “apenas” cinco metros: já foi o maior telescópio óptico do mundo e foi um dos mais importantes até a década de 1990. Algumas das principais descobertas astronômicas da nossa história, como a evidência de estrelas em outras galáxias e a descoberta de asteroides, aconteceram graças a ele.

E se você está planejando alguma viagem internacional, é só curtir nossas dicas e ser feliz como todo nerd!

Aproveite e confira o último vídeo do nosso canal:

<iframe <!– –>width="1080" height="608" <!– –>src="//www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=coxinhanerd&showinfo=1&theme=light" <!– –>frameborder="0" allowfullscreen><!– –></iframe>

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: