Pavê Bem Casado – sem casamento!

-por , em 23/05 -
Pavê Bem Casado – sem casamento!

Olá seus lindos! Sempre que vamos a um casamento e recebemos um bem casado no final da festa pensamos imediatamente “porque não comemos este delicioso bolinho fora de festas assim?”. Pois é, esta convenção de que bem casados só são comidos em casamentos precisa terminar; E para não estragar a tradição completamente, que tal um delicioso Pavê Bem Casado?

Antes de mais nada, vamos entender a história! O Bem Casado foi originado na Europa entre o século XVII e XX, que com o passar do tempo sofreu muitas variações. É o doce mais conhecido hoje em dia, principalmente nos Casamentos, sendo uma peça fundamental na maioria das festas e comemorações. É confeccionado artesanalmente, sua textura é suave e macia, normalmente recheado por um delicioso Doce de Leite e sua embalagem chama atenção pela beleza e originalidade.

Diz a Lenda: “O Bem-casado representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte e felicidade nesta união deverá ser distribuído um bem-casado para cada convidado. Todo aquele que saborear o doce estará sendo abençoado com a mesma sorte e a felicidade dos noivos.”

Ingredientes para o Creme

1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar | 200 g de manteiga | 1 lata de creme de leite gelado, sem soro.

Ingredientes para o Pão de Ló

4 ovos | 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar | 1 xícara (chá) de leite | 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo | 1 colher (sopa) de fermento em pó | 1/2 xícara (chá) de leite | 1 pote de doce de leite (200g)

Modo de preparo Pão de Ló – Na batedeira bata as claras em neve, continue batendo e acrescente uma a uma as gemas, o açúcar e intercale o leite e a farinha de trigo. Misture o fermento em pó. Coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga, Asse no forno pré-aquecido a 200º durante 30 minutos.

Modo de preparo Creme – Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Sem parar de bater, junte o creme de leite e continue batendo até formar um creme firme. Reserve.

Montagem – Em uma fôrma retangular, untada e forrada com papel manteiga, coloque uma camada de pão-de-ló umedecido no leite, uma camada de creme e por cima uma camada fina de doce de leite. Repitas as camadas até terminarem os ingredientes. Leve para gelar no mínimo 6 horas. Na hora de servir, desenforme e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Dicas e Informações – Se o pavê for montado em um refratário, não será preciso desenformar e levará menos tempo para gelar. Esta receita rende 12 porções e cada uma delas tem, em média, 498 calorias.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você