Baseado na obra homônima de Fernando Aramburu, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, Pátria ganhou seu primeiro trailer, divulgado pela HBO. Confira abaixo:

A minissérie conta três décadas da história do País Basco, ameaçado pelo grupo terrorista ETA, pelos olhos de duas famílias divididas pelo conflito separatista.

No dia em que o ETA anuncia um cessar-fogo, Bittori (Elena Irureta) visita o cemitério onde seu marido, Txato (José Ramón Soroiz), que foi morto por terroristas, está enterrado. Ela lhe conta que decidiu voltar à cidade onde eles viviam juntos para superar essa parte de sua vida. Será que ela conseguirá viver ao lado de pessoas que a perseguiram antes e depois do ataque e viraram sua vida de cabeça para baixo? Será que ela vai descobrir a identidade da pessoa encapuzada que, naquele dia chuvoso, matou seu marido?

A presença de Bittori na cidade causa tumulto e enfurece sua vizinha Miren (Ane Gabarain), que já fora sua grande amiga e é mãe de Joxe Mari (Jon Olivares), um terrorista preso e o provável assassino de Txato. O que aconteceu entre essas duas mulheres? O que envenenou as vidas dos seus filhos e maridos, que foram tão próximos no passado? O abismo que se abriu entre elas e suas firmes convicções tornam impossível tentar esquecer o que passou. O perdão é possível em uma comunidade dividida pelo fanatismo político?

A estreia de Pátria está marcada para maio.