Olá, pessoas! Assim que ouvimos falar de parceria e Tim Burton, o que logo nos vem na cabeça?! Sim, Johnny Depp! Mas não vim aqui falar somente DESTA parceria, que creio que para muitos é tida como a mais importante que o cineasta possui. Como se sabe, o diretor e produtor também mantém parceria constante com a sua esposa, a atriz Helena Bonham Carter, e por detrás das câmeras, Danny Elfman, que sempre cuida da trilha sonora de seus filmes.

Além de outras parcerias que lhe foram muito importantes e o ajudaram a alavancar sua carreira, como a sua parceria com o finado Vincent Price e até mesmo com o ator Christopher Lee. Creio que uma das mais importantes parcerias que ajudaram a chamar a atenção para Burton, foi a associação, vamos dizer assim, que ele desenvolveu com Vincent Price. E quem foi Vincent Price?

Hoje em dia, talvez, ele pode não ser tão conhecido, mas ele já foi considerado como o Mestre dos filmes de terror. Faleceu em 1993, e a sua última participação nos cinemas, foi em um filme de Tim Burton, exatamente o filme que consagrou, não somente o cineasta, mas também o ator Johnny Depp. Se pensaram em Edward mãos de tesoura, acertaram!

Price era o cientista que desenvolveu Edward e não conseguira concluir o projeto, morrendo antes de colocar as mãos no lugar das enormes tesouras com que a pobre criação teve que lidar pelo resto de sua vida. Mas este não foi o primeiro, e único, contato que ambos tiveram. Profundo admirador do trabalho do ator, e os dois, tendo em comum, o gosto pela leitura do contos de Edgar Allan Poe, Burton, em 1982, criou um curta-metragem, chamado Vincent, que contava a história de um garoto, que, como ele, admirava muito ambos, Prince e Poe, e queria ser como Vincent Price. Tim Burton, pensou que seria interessantíssimo chamar o homenageado para narrar o curta, resolveu tentar e não é que deu certo?! Vincent recebeu muito bem o convite para narrar a história do outro Vincent, e daí nasceu, não só uma parceria profissional, como uma profunda amizade entre os dois.

Outra parceria importantíssima é a parceria com o ator, muito mais que consagrado, Christopher Lee. Participando de filmes como, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver, o ator também aparece em créditos de DVDs, que todos os bons colecionadores têm (tipo, eu), narrando e/ou interpretando poemas e histórias que Tim Burton escreve, pois o cineasta também escreve contos e poemas.

Com Danny Elfman, desde Edward mãos de tesoura, os dois desenvolveram um “complemento” a carreira um do outro, este, que já fora líder da banda Oingo Boingo nos anos 70, conseguiu se ajustar ao estilo de Burton, por possuir um estilo marcadamente operístico e dramático, captando muito bem a essência dos filmes e as mensagens a serem passadas.

tim burton

Agora, duas parcerias que Tim Burton vem apostando cada vez mais, são as com sua esposa Helena Bonham Carter e o nosso queridíssimo Johnny Depp.

A parceria com Helena começou em 2001, em Planeta dos Macacos e já são 6 filmes que ambos fizeram juntos. Filmes como Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, A Noiva Cadáver, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, Alice no país das Maravilhas e Sombras da Noite, juntamente com Johnny Depp, vem apostando em personagens excêntricos e cheios de personalidade, que marcam pelo seu alto teor de humor e crítica à sociedade.

tim-helena-burton

Agora, a parceria mais esperada de todas, consagrada há mais de 20 anos, quase não foi. E como assim, quase não foi?

Johnny Depp, que ficou reconhecido como ótimo ator depois de filmar Edward mãos de tesoura, quase não ficou com o papel. Nomes como Robert Downey Jr., Tom Cruise e Jim Carrey apareceram para fazer o papel. Até mesmo Michael Jackson se interessou pelo papel, mas ainda bem que Tim Burton escolheu este que viraria sua melhor parceria de todos os tempos, rendendo 8 filmes neste tempo de parceria. Os dois parecem se entender muito bem, desenvolvendo papeis, muitas vezes obscuros, excêntricos, mas que nunca deixam de ter uma pitada de humor e crítica. Aliás, são grandes amigos fora deste ambiente também.

Tim_Burton_and_Johnny_Depp_by_Reduckt

Claro que existem várias outras parcerias, mas essas, são as que, no meu ver, chamam mais a atenção. Eu que sou extremamente fã do diretor, não poderia deixar de falar dessas pessoas, que, ao longo da carreira de Tim Burton, acrescentaram e acrescentam muito e que nos enriquecem com essa comicidade, terror, crítica e excentricidade que acaba definindo o que é o ser humano, a sua cultura e a sua história.