Olá Coxinhos, está na hora mais deliciosa do dia… A hora da Coxinha Gourmet! Se a Globo pode colocar a Ana Maria Braga deixando as donas de casa cheias de fome e dispostas a fazer receitas novas todos os dias, porque a Coxinha Nerd não pode fazer também? Vamos que vamos hoje com uma super receita deliciosamente saborosa demais – sem exageros – chamada Pão doce recheado com coco. Sabe porque? Porque tem coisa mais dos deuses do que um delicioso pão doce, fresquinho e molinho pronto no final da tarde? Para acompanhar aquele cafezinho? Pois é… foi pensando exatamente nesse momento “dos deuses” que resolvi colocar aqui esta receita, vamos lá!

Ingredientes

1 receita de massa básica para pão / 1/2 xícara de açúcar / 2 gemas batidas (para pincelar)

Ingredientes para o recheio

1/3 de xícara de açúcar / 2 colheres (sopa) de farinha de trigo / 2 colheres (sopa) de maisena / 4 gemas / 1 xícara de leite / 1/3 de xícara de leite de coco / 1/2 colher (chá) de essência de baunilha / 1 xícara de coco em flocos

Ingredientes para a cobertura

3/4 de xícara de geleia de damasco / 1/2 xícara de coco em flocos

Modo de preparo

Prepare a esponja da massa básica, acrescentando o açúcar aos demais ingredientes. Prossiga com a receita até o momento de transferi-la para uma superfície polvilhada com farinha. Reserve.

Recheio: Na batedeira, bata o açúcar, a farinha, a maisena e as gemas até obter uma mistura fofa. À parte, ponha em uma panela o leite e o leite de coco e leve ao fogo até começar a ferver. Adicione um pouco do leite quente à mistura de gemas e bata bem. Junte a mistura da tigela à panela e abaixe o fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, até engrossar. Retire do fogo e misture a essência de baunilha e o coco. Cubra com um pedaço de filme plástico bem aderido ao creme para não criar película. Reserve.

Montagem: Depois de abaixar a massa, abra-a numa superfície polvilhada com farinha até obter 0,5 cm de espessura. Com uma faca, corte quadrados de 11 cm. No centro de cada um disponha um pouco do recheio (reserve meia xícara para decorar). Aqueça o forno em temperatura média. Puxe cada ponta do quadrado em direção ao centro, sobre o recheio. Estique ligeiramente cada ponta para que o pão não se abra depois. Dobre a quarta ponta sobre as demais, pressionando levemente para não se soltar, e forme uma trouxinha. Coloque os pães em assadeiras polvilhadas com farinha. Pincele a massa com a gema batida e por cima coloque uma colherada do recheio reservado.

Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e pincele com a geleia levemente aquecida. Polvilhe com o coco em flocos e deixe amornar.

Compartilhe: