Eu amo doce de leite, muito mais do que chocolate! Eu amo canela, muito mais do que erva doce e cravos! Então pense numa pessoa realizada quando vê um pão de mel DIVINO como esse para compartilhar e ensinar vocês a preparar! É uma coisa tão perfeita, ainda mais dentro de um pote assim, que você pode preparar, dar de presente na páscoa, por exemplo, ou em qualquer época do ano, porque, se aparecessem lá em casa com um pote desse no meu aniversário ou natal, eu ficaria igualmente feliz! 🙂 O pão de mel no pote, além de bonito e cheiroso, fica apresentável demais e temático, dependendo de como você vai enfeitar o potinho!

Providencie um pote de vidro de 200ml com tampa que vede bem. Esta receita rende de 3 a 4 potes de mais ou menos 300ml. Espero que vocês curtam essa receita e não fiquem só na vontade! 🙂 Depois comente lá embaixo o que achou, tá?

Ingredientes (massa)

1 e ¼ xícara (chá) de farinha de trigo (137,5g)

¼ xícara (chá) de chocolate em pó (25g)

½ colher (sopa) de fermento em pó (5g)

½ colher (chá) de canela em pó (1g)

1 colher (chá) de cravo em pó (2g)

1 colher (café) de noz moscada (0,5g)

¾ xícara (chá) de açúcar demerara União Naturale (135g)

Recheio de doce de leite: Duas latas de leite condensado (395g cada lata)

Ganache de chocolate: 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado (150g) e ½  lata de creme de leite com soro (150g)

Modo de preparo: Em um recipiente, peneire juntos a farinha de trigo, o chocolate, o fermento, a canela, o cravo e a noz moscada. Em seguida misture com o açúcar demerara União Naturale. Faça uma cavidade no centro e  adicione os ovos, o mel, a manteiga e a água fervente. Misture bem até homogeneizar. Em uma assadeira retangular untada com manteiga e papel manteiga, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido (180ºC) até que ao espetar um palito este saia limpo. Retire do forno e reserve.

Recheio de doce de leite:  Em uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado sem o rótulo e cubra toda a lata com água. Cozinhe por cerca de 20 a 25 minutos em fogo médio após iniciar a pressão. Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e aguarde a lata esfriar antes de utilizá-la. Transfira o doce de leite para um recipiente e misture bem para deixar homogêneo. Reserve.

Ganache de chocolate: Em um microondas, derreta o chocolate picado. Em seguida, misture com o creme de leite até ficar homogêneo. Reserve na geladeira até firmar.

Montagem: Corte o bolo em cubos pequenos e faça uma camada no fundo do pote. Em seguida, adicione uma camada de doce de leite. Repita mais uma vez este procedimento. Finalize com uma camada de bolo cortado em cubos pequenos e por último coloque a camada de ganache de chocolate.  Sirva em temperatura ambiente.

Não esqueça de tirar uma foto bem bonita, se preparar essa receita e nos marcar no Instagram: @CoxinhaNerd 🙂 Beijos e bom apetite!

Compartilhe: