Que História é Essa, Porchat? está de volta ao GNT! Episódios inéditos do novo programa do comediante chegarão a emissora com sua segunda temporada. A nova leva de episódios terá um novo formato, em razão do contexto atual. O cenário com projeções que reúne, de forma virtual, convidados e plateia para ouvir e compartilhar boas histórias. A estreia da segunda temporada está marcada para o dia 4 de agosto e vai ao ar às terças, às 22h30! Às quintas, no mesmo horário, o público confere a reapresentação do episódio da semana anterior.

Em uma reunião virtual através do Zoom, tivemos a oportunidade de conversar um pouco com Porchat. O apresentador comentou sobre a nova dinâmica do programa, bem como algumas de suas experiências dentro do projeto. Nessa nova temporada, Porchat entra diretamente dos Estúdios Globo, com uma equipe técnica reduzida, seguindo os protocolos de Segurança da Globo e as normas exigidas pelos órgãos de saúde.

A Globo deixa meu figurino todo higienizado na porta do camarim, que agora só tem eu. Eu fiz um tutorial de maquiagem com o meu maquiador, então já chego maquiado. Eu mesmo me microfono, porque só eu tenho autorização a entrar no camarim. Não pode ter papel, então eu memorizo tudo e fico pronto. Ficam cerca de 10 pessoas no estúdio antes da produção, depois é tudo higienizado, eles saem e aí eu entro. Todo mundo acompanha remotamente de suas casas.

É um trabalho curioso, mas funciona. Eu fiquei com medo de dar delay, mas não dá, funciona. Eu vou de máscara até o centro do palco e ali dentro não entra ninguém. – comentou Porchat.

Os episódios

A nova temporada será composta por 17 episódios inéditos, que trazem convidados como Sandra Annenberg, Marcelo Médici, Monique Alfradique, Antônio Fagundes, Sheron Menezes, Luis Miranda, Grazi Massafera, Wagner Santiesteban, Leilane Neubarth, George Sauma, Andreia Horta, Tom Cavalcanti, Nelson Motta, Armando Babaioff e Alexandre Nero.

O episódio de estreia será com Rodrigo Hilbert, que conta como seu dedo ficou torto; Fafá de Belém, que relembra o dia em que invadiu um casamento vestida de noiva, e Leandro Hassum, que fingiu ser o ator Otávio Muller em um parque. 

Antes a gente gravava dois programas por dia, as vezes três. Hoje só conseguimos gravar um, porque é um desgaste emocional absurdo. Precisamos coordenar os telões, coordenar tudo. Eu vou para a Rede Globo já escutando as histórias, mas tudo o que acontece na tela é improviso meu. Apenas a história das pessoas que eu preciso saber de cor.

A gente procura histórias na internet, temos pessoas procurando pela internet e no início do ano fizemos a Cabine do Porchat, onde pegamos algumas histórias também. Não é um programa de entrevistas, é um programa de histórias.

A pandemia

A nova leva de episódios faz parte da segunda temporada do programa, que estreou em março deste ano, mas precisou ser interrompida devido à pandemia. Para não deixar quem estava em casa com saudades, foi exibida na TV uma edição temática com os melhores momentos e trechos inéditos.

Eu estou sozinho no estúdio, a plateia é toda virtual, os convidados são virtuais, todos estão em suas casas. Temos uma nova diretora, pois o Maurício precisou sair para alguns projetos. Agora temos a Gigi Soares e ela é uma diretora incrível, Eu acho que sem vacina, ter um programa com plateia é muito difícil, não sei a opinião da Rede Globo, mas a minha é essa.

O apresentador comentou ainda um pouco da dinâmica dessa nova experiência de gravação.

Escolhemos fazer isso de forma remota. Gravamos um outro pré-piloto, corrigimos algumas coisas, adicionamos toda a tecnologia. Usamos o recurso do Zoom para simbolizar as pessoas ali na hora e as pessoas receberam os equipamentos da Globo em suas casas, para que poçamos usar as imagens no programa. Se usássemos uma história picotada, travada, o programa naufraga. Temos que ter a certeza que os takes das pessoas são perfeitos.

A única certeza que tivemos com tudo isso é como a internet brasileira precisa de melhoras. Sempre cai, sempre trava, picota tudo. Ficamos hora gravando até dar tudo certo. Eu mandei presente para algumas pessoas dizendo “por favor, continuem me amando” – brincou.

A estreia da segunda temporada está marcada para o dia 4 de agosto e vai ao ar às terças, às 22h30!

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES